Parabéns pelo curso, estou adorando. Gostaria de complementar com umas coisas que aprendi sobre entrevista em um curso sobre startup. Estavam falando de entrevista para validações de problemas.
1) Na preparação de entrevista, é importante separar os grupos de pessoas por características além disso, separar quais são as dores que cada grupo tem. Claro que isso nesse momento são suposições que você irá validar nas entrevistas. Importante o roteiros ser planejado com as perguntas dividas por grupo, mas estar preparado para mudar conforme o andamento. Exemplo: Se tenho o grupo 1 que são de solteiros sem filhos e o grupo 2 de casados com filhos e ambos são possíveis públicos do meu app de viagem. As perguntas geralmente não devem ser as mesmas porque são hábitos diferentes.
2) As perguntas são abertas pelos motivos citados no curso da alura, mas também existem outros. Geralmente seu app resolve um problema que você acha que existe. Contudo, você precisa ver se sua persona também vê aquilo como um problema para ele. Somente se isso acontecer é que vai comprar seu produto. Exemplo: Se você pergunta "Você gosta de viajar?" pode estar induzindo. O usuário falou a verdade que gosta de viajar, contudo na linha de prioridades dele viaja pode não estar em primeiro. Nisso, você lança o produto para esse grupo porque seu entrevistado falou que gosta de viajar, mas não consegue ter lucro porque seu usuário não compra. Quado na verdade deveria ter lançado para os usuários onde viajar é a primeira opção.
Uma possibilidade de pergunta seria "O que você gosta de fazer no tempo livre?" ou o "O que você gosta de fazer quando está de férias?" Se as pessoas daquele grupo começarem a responder de cara que gosta de viajar você sabe que aquilo é prioridade. O cérebro dá como primeira respostas aquilo que tem mais representatividade. Agora se ele fala, "ah nas férias gosto de passear por aqui mesmo, ou ficar descansando e estudando".
Precisa lembra que quando lança um produto ,seu usuário está vendo o seu e mais diversos outros produtos. Ele "comprará" aquilo que ele vê claramente como remédio para o problema dele. Sendo assim, é maior sua chance de sucesso se lançar seu produto para o público que tem como prioridade viajar.
3) Sempre que der é legal gravar e ouvir novamente. As vantagens além das que foram citadas são: 3.1) Você não se preocupa em anotar, e foca mais no ritmo de entrevista e em conduzir para validar problemas e mudar a estratégia conforme descobre as coisas. Ter que parar para anotar tira muito o ritmo. Se a pessoa estiver com pressa complica mais ainda. 3.2) Ouvindo novamente as gravações, você pode notar alguma coisa que não tinha atentando no momento. 3.3) Pode ser que depois na entrevista número N, tenham surgido novas idéias ou tenha pivoteado sua ideia inicial. Ouvindo as entrevistas anteriores pode ser que tenha algo que é valido agora e não era na época.Anotando, você tende a escrever aquilo que é valido no momento e não tudo que a pessoa fala.