3
respostas

Pergunta sobre o cuidado ao usar os comandos UPDATE ou DELETE sem a cláusula WHERE

Sobre a pergunta do item "4 - Precaução", não vejo a primeira resposta como alternativa errada, pois se eu tiver backup ou ter um relatório / listagem antes de executar um comando UPDATE ou DELETE que acabou realizando alterações equivocadas, posso sim, recuperar os dados e claro gerará um trabalho árduo para restaurar os dados, pois na pergunta não há nenhuma hipótese de ter ou não backup ou uma listagem antes de executar os comandos, certo?

3 respostas

Lindorifo,

Isso é minha opinião...

Desculpe, mas existe um fator nesta equação que é TERRÍVEL... chama-se "fator humano".

1 - Muitas empresas NÃO tem backups adequados, mas mesmo que tenha, algumas horas de serviços podem ser perdidas e isso gera "stress", principalmente se a equipe de usuários do banco de dados é enorme;

2 - Pega MUITO MAL perante os gerentes e diretores, pois essa gente (administradores) precisam por "panca" nas costas de DAs e DBAs mesmo NÃO sabendo 'lhufas' o que os DAs e DBAs fazem... qualquer errinho da equipe técnica é motivo de "stress";

3 - Esse trabalho árduo é sob uma tenebrosa PRESSÃO, pois tudo precisa estar de volta ao normal o MAIS RÁPIDO O POSSÍVEL para que a empresa volte a ganhar dinheiro, a empresa parada é prejuízo e prejuízo é o mais puro stress;

DETALHE: STRESS ALTO POR PARTE DE GERENTES E DIRETORES GERA DEMISSÕES...

[]'s,

Fabio I.

Olá Fábio,

Sobre a tua opinião, você está certíssimo e compartilho dela também. Ainda mais quando se trata de banco de dados que é algo, extremamente, sensível. Toda transação que for realizada no banco de dados, principalmente, no que concerne a alterações no banco de dados, deve-se ter em mente os cuidados que o próprio Vinícius levantou muito bem no curso. Mas, o meu questionamento é quanto à pergunta e não ao que funciona na realidade. Se houve alguma alteração equivocada, é possível sim fazer recuperar dados, através de backups ou através de algum relatório, listagem, etc. Agora se isso não foi feito, não foi pensado antes, aí concordo que não será possível recuperar dados. Mas, isso não foi colocado na questão.

Lindorifo,

Backup bem feito é fundamental. No curso de SQL Server tem uma área de administração só para isso.

Ter equipamentos de banco de dados diferentes para produção, homologação e desenvolvimento também.

Desculpe a mancada, eu não fiz o curso de PostgreSQL, eu fiz o curso de SQL Server.

[]'s, Fabio I.