1
resposta

Paradigmas

Sou uma pessoa que as vezes quando algo que estou fazendo não dá certo fico muito irritado e explosivo. Ultimamente venho analisando os fatores que influenciaram este comportamento, por exemplo, dormi mal na noite anterior, briguei com minha esposa e não resolvi as coisas com ela, estou chateado por este mês não ter conseguido poupar nada para a reserva de emergência. Venho adotando estrategias para brecar este comportamento que não é bom para mim tanto na vida familiar quanto na profissional.

Venho com uma dificuldade em quebrar 2 paradigmas

1 - Terei estabilidade e tranquilidade financeira somente em um cargo público 2 - Bloqueio para retomar estudos para concursos públicos

Em relação ao primeiro paradigma nunca trabalhei em empresas privadas na área de TI. Alguns amigos destacam pontos positivos e negativos a este respeito. Na área pública a desvantagem que venho tendo agora é a burocracia e a forte influência política que os órgãos sofrem. Isto acaba desestimulando porque você não enxerga oportunidades de crescimento na carreira.

Quanto ao segundo tópico acabei realizando várias provas até conseguir a aprovação na empresa que trabalho atualmente EBC. Acabei me frustando ao longo deste processo por às vezes ir muito mal em um certame em outro chegar perto das vagas e em outro passar mais ficar fora do quantitativo das vagas. Quando penso em reviver todo este ciclo novamente não sinto a motivação para enfrentar tudo isso.

1 resposta

Oi Marcos, tudo bem?

Entendo que o cenário requer cautela.

O que tenho feito para lidar com as minhas questões, que nada tem a ver com as suas, mas sinto que o desconforto e angústia se assemelham de certa forma, é focar no que eu posso ganhar através do investimento que vou fazer. Notei ao longo da minha jornada pessoal e profissional que quando as coisas não estão claras, eu deixo de lado, sabe? e me volto para aquele pensamento de auto crítica. Percebi também que está ok mudar a prioridade, desde que eu consiga me articular para seguir em frente, apesar das frustrações.

É um exercício diário. Em relação ao que você comentou, tente identificar as causas: porque a sua rotina de sono não anda legal? Qual a fonte do conflito com a sua esposa? Você teve emergências ou os preços que aumentaram e por essa razão você não conseguiu manter a reserva? Uma vez que você tenha mais clareza sobre esses pontos, você pode começar a se reorganizar no sentido de focar nelas, entende?

Não sei se a resposta é a ideal para o seu caso, mas foi o que me surgiu na mente.

O que você acha?