1
resposta

Paradigma procedural vs Objetos

Poderia me explicar , não estou conseguindo entender.(diferença e oque é cada um )

1 resposta

Oie Estevão, tudo bem contigo?

Vamos lá:

Paradigma Procedural: Esse paradigma ainda é usado em algumas linguagens em determinados projetos, nele as instruções devem ser passadas ao computador na sequência em que devem ser executadas, ou seja, o programador passará um passo a passo dos procedimentos que a máquina deverá executar. Dessa forma, o foco da resolução estará em "como deve ser feito". Esse tipo de paradigma é recomendado usar em projetos em que não são esperados que ocorram grandes mudanças ao longo do tempo. Um exemplo de linguagem que usa esse paradigma é o Cobol.

Paradigma Orientado a Objetos: Esse paradigma surgiu para resolver alguns gargalos da indústria de software, como produzir programas de forma mais rápida e de maior confiabilidade e custo. A proposta foi usar características de classes e objetos para tentar retratar a programação da mesma maneira que enxergamos o mundo real. Nesse paradigma todos os objetos possuem determinados estados e comportamentos, na classe esses estados são definidos como atributos e os comportamentos como métodos. Os alicerces básicos da orientação objetos são herança, encapsulamento e polimorfismo. Um dos maiores exemplos de linguagem que usa esse paradigma é o Java.

Conclusão: O paradigma procedural é passar as instruções ao computador na sequência em que elas devem ser executadas, possui um código mais estático e difícil de fazer atualizações, seu código fonte é de difícil legibilidade e entendimento. Já o orientado a objetos usa classes e objetos para representar características do mundo real na programação. Esse paradigma é mais simples de entender e de fazer manutenção do código.

Espero ter ajudado!

Se ainda tiver qualquer dúvida estarei por aqui :)