A cognição desempenha um papel crucial no processo de aprendizagem, mas não é o único fator determinante. A ideia de que nem todo ensino resulta em aprendizagem ressalta a importância de uma abordagem ativa, onde o aprendiz busca ativamente o conhecimento. Essa perspectiva se alinha com os conceitos de aprendizagem experiencial e sensemaking, que destacam a interação entre a experiência prática e a reflexão consciente.
Aprendizagem Experiencial A aprendizagem experiencial, como discutido em diversos artigos, sugere que o desenvolvimento profissional é contínuo e se baseia nas experiências passadas. Aqui estão algumas características fundamentais dessa abordagem:
Avaliação de Processos: A aprendizagem deve ser avaliada pelos processos envolvidos, não apenas pelo resultado final. Isso implica que a forma como uma pessoa se engaja e reflete sobre a experiência é tão importante quanto a conclusão da tarefa.
Aprendizagem Multilinear: O aprendizado é visto como um processo que não segue um único caminho, mas pode ser influenciado por múltiplas experiências e contextos.
Processo Contínuo: A aprendizagem é contínua e ascendente, impulsionada por experiências passadas que informam e moldam novas aprendizagens.
Esses aspectos destacam a importância de refletir sobre as experiências para que o aprendizado se torne significativo e duradouro.
Sensemaking O conceito de sensemaking, como abordado por Starbuck e Milliken, relaciona-se à forma como os indivíduos interpretam e dão sentido a suas experiências. Este processo envolve:
Incorporação de Estímulos: Os indivíduos colocam suas percepções e crenças em um quadro de referência, que ajuda na compreensão e na reflexão sobre o que aconteceu e o que deveria acontecer.
Geração de Sentido: Através desse processo, os indivíduos conseguem clarificar suas visões e direções, permitindo uma melhor adaptação e tomada de decisões.
Inter-relação entre Aprendizagem Experiencial e Sensemaking A aprendizagem experiencial e o sensemaking compartilham a ideia de que a reflexão é fundamental para o aprendizado. Ambos os processos enfatizam a importância de compreender e integrar experiências em um contexto mais amplo, promovendo uma aprendizagem que é não apenas teórica, mas profundamente enraizada na prática.
Conclusão Assim, podemos concluir que, embora a cognição seja uma parte importante da aprendizagem, a interação ativa com o conhecimento e a reflexão sobre experiências desempenham papéis igualmente críticos. Isso sugere que ambientes de aprendizado que incentivam a experiência prática e a reflexão consciente são mais propensos a fomentar um aprendizado significativo e duradouro.
Para mais informações sobre esses conceitos, recomendo a leitura dos artigos mencionados, que exploram a teoria da aprendizagem experiencial e as propriedades do sensemaking em maior profundidade.