No local onde trabalho, por ser uma instituição de carater filantrópico, os gestores acabam, não por intenção do Rh ou da psicologia organizacional, mas apenas por interesse dos benefícios conddionados, recebemos ja a certificação do instituo Covey (O lider em mim), do instituto Augusto Cury (a esola da inteligência) e as certificação do SA 8000.Aprende se muito, porem no dia a dia, não se exige a aplicabilidade dos elementos que teriam por consequencia a melhoria do ambiente de trabalho. Pelo contrario, a propria diretoria nao utiliza, assim como os os outros cargos hierárquicos. Com isso, por melhor que sejam as filosofias e práticas, aos colaboradores fica a impressao de que o perde/perde constante é a lei vigente e que tudo isso, não vale a pena. No meu depto costumo dizer que estamos lá para trabalhar e não pra fazer amigos...... Estamos para crescer, aprimorar e tornar produtivo o nosso conhecimento e mkt profissional. Lá somos um time, cada qual com habilidades e competências. Fora de lá, a coisa é diferente. Nunca envolver a relação pessoal com profissional. O tombo depois é muito grande.