Assim como o Natan mencionou, definir o público-alvo da entrevista é realmente primordial, pois isso vai garantir que os resultados das entrevistas nos forneçam os insumos que precisamos.
Porém, para além da simpatia ao aplicar uma entrevista, considero que o mais importante é a estratégia utilizada, pois precisamos ser imparciais para não influenciar nas respostas de nossos entrevistados. É sobre o que o Natan mencionou como mentir, mas que acredito estar mais relacionado à influencia do entrevistador na hora de perguntar. Dependendo da forma como o entrevistador aplica as perguntas, o entrevistado pode se sentir influenciado a responder de uma forma que normalmente ele não responderia.
Para evitar esses casos e não enviesar os resultados, em vez de realizar as perguntas de forma específica e direta, o ideal é ser mais geral e indireto.
Por exemplo, imagine que você está entrevistando consumidores de uma sorveteria para saber qual o sabor que eles mais gostam. Em vez de ser específico e direto ao perguntar "O sorvete de morango é bom?", prefira apresentar 5 sabores de sorvete e pergunte "Qual o sabor de sorvete que você mais gosta?".