Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Papel do PO

Entendo que o PO tenha que trazer para o planning todas as demandas priorizadas, mas essas demandas já devem estar quebrada por histórias? Ou esse é uma etapa do time em conjunto?

Também fiquei com dúvidas sobre o que seriam as tarefas (sub-itens técnicos)? Consegue dar um exemplo?

1 resposta
solução!

Raissa, tudo bom?

Atuo como PO e posso te ajudar.

Existe um conceito chamado Defintion of Ready (DoR) que é o acordo entre PO e Developmente Team para saber se uma história está ou não apta para entar no Sprint Backlog. Com base nessas definições é que a equipe aceita ou não uma história para que ela esteja apta para entrar no Sprint Backlog. Por exemplo, as histórias precisam de aprovação da área, a história não pode ser um épico, a história deve ter todas as regras acordadas com o financeiro, etc.

Assim, esses histórias devem chegar na Sprint Planning com o nível de detalhamento do acordo DoR para que a equipe desenvolva nessa mesma reunião a quebra em tarefas. Durante essa quebra pode ser identificado que uma história não está completa, mesmo passando pelo DoR, ai a equipe decide se rejeita a história (e ela volta para o PO refiná-la) ou se absorve a demanda na Sprint.

A quebra da história em tarefas é a equipe listando tudo aquilo que é necessário para que aquela história seja realizada. Em geral são itens (ou subitens) técnicos como, criar a instância na nuvem, configurar o framework no servidor, criar o back-end da tela, etc. Mas você pode ter também itens de negócio que, em geral, ficam a cargo do PO como buscar uma aprovação ou garantir que o stakeholder tal esteja na Sprint Review. Veja que esses itens não-técnicos podem ou não ser colocados como tarefas, particularmente eu gosto de colocar.

Espero ter te ajudado. Não esqueça de marcar uma resposta como solução.