3
respostas

Papeis de Analista de Negócios

Tenho visto na prática a importancia fundamental do Analista de Negócios, ou Analista de Oferta conforme algumas nomenclaturas no dia a dia dos processo de desenvolvimento na Fábrica.

Porém a pergunta é : O papel do P.O absorve a função do analista de Negocios ?

Visto que o Backlog de solicitações a serem analisadas pode ser grande, e assim o PO pode ficar sobrecarregado com Analise das demandas, priorização de assuntos que entrarão no backlog do sprint, escrever e estimar historias de usuario etc.

Defendo a importancia do Analista de Negocios/Oferta no auxilio ao PO no que tange a analise de demandas de usuarios e na produção das historias de usuarios, deixando o PO somente com a priorização de Backlog do sprint e produto, e validações de regras mais complexas.

O que acham ????

3 respostas

Olá Paulo,

O Product Owner é a única pessoa responsável por gerenciar o backlog do produto

Fonte: SCRUM Guide

Um analista de negócios é qualquer pessoa que executa as tarefas de análise de negócios

Fonte: Guia BABOK v3

Diante disso acredito que são distintos, um está focado no produto e outro no negócio em si

Uma coisa que eu vejo na prática, e você pode até colher outras opiniões para confirmar, é que POs costumam ficar um pouco mais distante do projeto a medida que vão ficando sobrecarregados. Eles devem ter foco na visão do cliente, e ao realizar atividades de análise de negócios para transmitir essa visão, podem ficar sobrecarregados.

Fazendo um paralelo, no Prince2, que é uma metodologia de gerenciamento muito conceituada, o gerente do projeto conta com o suporte do projeto, que é alguém pra ajudar com algumas funções do gerenciamento, e deixar o gerente de projetos mais focado nas suas responsabilidades que geram muito valor e são mais softs, como por exemplo focar na comunicação bem feita e entendimento do projeto.

Hoje eu conheço uma organização que faz exatamente isso que você sugeriu. O PO fica mais focado na visão do cliente e em entender a necessidade, e dentro do time do projeto tem analistas de negócios, que atuam construindo as histórias e auxiliando com demandas de negócio. Dessa forma PO tem mais tempo para focar na priorização e manutenção do backlog do produto.

Um dos princípios do movimento ágil é adaptabilidade, então se isso que você defende trouxer mais valor aos clientes, pode ter certeza que está de acordo com a proposta ágil.

Acho que são bem distintos, mas em uma empresa que não há um P.O não vejo problemas, pois o acumulo de tarefas podem ser poucos dentro do escopo do analista.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software