2
respostas

Página única + css

Olá

Sabemos que a boa prática é colocar o arquivo .css separado do arquivo .html.

Se no caso eu tiver somente uma página em um site (Landing Page) não seria mais interessante ter os parâmetros do CSS (folha de estilho em cascata) dentro do arquivo html? Pensando em otimização, ao acessar o site só teria uma requisiçao em vez de 2?

Obrigado desde já pela resposta

2 respostas

Boa tarde, Fabricio.

Manter o arquivo CSS separado torna o código mais organizado e fácil de manter, especialmente se o site crescer e novas páginas forem adicionadas com o tempo. Como você mencionou, o uso de um arquivo CSS separado implica em uma requisição adicional, o que pode aumentar levemente o tempo de carregamento inicial da página, mas os navegadores podem armazenar o arquivo CSS em cache, coisa que não acontece caso o arquivo esteja junto do HTML. Assim, em visitas subsequentes, o CSS não precisará ser carregado novamente, o que pode melhorar o tempo de carregamento das páginas após a primeira visita.

Existe também uma técnica mista chamada Critical CSS, que visa usar as duas abordagens, deixando o CSS crítico pro carregamento da página sendo aplicado inline e o restante de forma assincrona.

Mas levando em conta a quantidade de linhas de CSS aplicado a uma página nos dias de hoje, mesmo que simples, e também sobre o costume de manter aplicando boas práticas (e isso eu digo com uma visão pessoal minha como estudante), o ideal seria sempre manter códigos diferentes em arquivos separados.

Obrigado Mike pelas dicas. A regra é seguir as Boas Práticas..

  1. Navegadores - deixaram o Css em Cache

  2. Critical CSS, - o CSS crítico pro carregamento da página sendo aplicado inline e o restante de forma assincrona.