1
resposta

Padronização dos Dados

Tenho uma dúvida quanto a padronização dos dados, pelo o que eu entendi nesse experimento a padronização meio que categorizou as quantidades de farinha e chocolate em dois níveis, mas o que seria essa classificação na pratica? Tipo o nivel -1 de farinha é como se fosse toda a quantidade menor que 500g utilizada na receita e o +1 tudo o que for maior que 500g?

1 resposta

Oiê, tudo bem por aí?

Desde já, peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Os valores de -1 e +1 apenas representam os limites superiores e inferiores do nosso estudo. Logo, não significam uma quantidade a mais ou a menos de farinha/chocolate.

Para uma melhor compreensão sobre essa ideia, observe a explicação abaixo:

Em nosso experimento, estamos estudando 4 diferentes ensaios, os quais possuem distintas quantidades de ingredientes:

EnsaioFarinha (kg)Chocolate (kg)
10,50,1
21,50,1
30,50,5
41,50,5

Ao adicionar esses valores em um plano cartesiano, teremos quatro pontos que representam os limites da nossa análise:

Plano cartesiano com a variável 'Chocolate' no eixo Y e a variável 'Farinha' no eixo X.

Para facilitar a nossa análise, podemos padronizar esses valores modificando-os para uma escala mais comum em estudos estatísticos, trocando-os, por exemplo, para -1 e +1, chegando nesta tabela:

EnsaioFarinha (normalizada)Chocolate (normalizado)
1-1-1
2+1-1
3-1+1
4+1+1

Após fazer essa modificação, observe que nossa tabela continua com a mesma quantidade de ensaios, indicando que só houve uma alteração na forma (escala) com que os dados sobre a farinha e o chocolate aparecem.

Portanto, 0,5 e -1 (farinha no primeiro ensaio), por exemplo, representam o mesmo dado, sendo apenas modos diferentes de indicar o menor valor possível, em nosso experimento, para a quantidade de farinha.

Espero que tenha ficado mais claro com a minha explicação! Se surgirem novas dúvidas, fico à disposição.

Abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!