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Ouvidos que escutam

Quase sempre quando há questionamentos buscamos ser ainda os donos da resposta sem de fato está interessado em ouvir de verdade. Nesse caso por mais difícil que fosse buscaria realmente não com intuito de dar respostas mas para de fato ouvir. A liderança por vezes pode nos fazer pensar que devemos ter sempre as melhores respostas o que não é o que deve nos mover.

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Olá, Charles.

Tudo bem?

Agradeço pela sua reflexão, ela é muito pertinente e demonstra uma compreensão profunda do conceito de liderança e da importância da escuta ativa.

Com base na atividade proposta, se você fosse o Guilherme, poderia começar por reconhecer que há um problema, como você já mencionou. Em seguida, buscaria ouvir ativamente as opiniões e feedbacks dos membros da equipe e de outras pessoas que possam ter uma visão externa sobre a situação.

Por exemplo, você poderia marcar reuniões individuais com os membros da equipe para entender a perspectiva de cada um. Durante essas reuniões, o foco seria ouvir, sem interrupções ou defesas. Isso pode ser difícil, mas é um passo importante para entender verdadeiramente o impacto de suas ações.

Além disso, você poderia buscar feedback de pessoas fora da equipe, como mentores ou outros líderes dentro da organização. Eles podem ter uma perspectiva diferente ou ser capazes de oferecer conselhos com base em suas próprias experiências.

Finalmente, você poderia refletir sobre o feedback recebido e tentar identificar padrões ou áreas comuns de melhoria. Isso pode ajudar a identificar mudanças de comportamento específicas que você pode fazer para melhorar sua liderança.

Lembre-se, essa é apenas uma sugestão de como abordar a situação e pode não ser a solução perfeita para todos os casos. A chave é estar aberto à escuta e disposto a fazer as mudanças necessárias.

Espero ter contribuído de alguma forma. Bons estudos!

Realmente nos ambientes corporativos onde a competição é a regra do jogo me parece que todos querem falar, pois todos querem ter a resposta certa, sobrando pouco espaço para ouvir o outro. Acredito que a habilidade de ouvir é tão importante quanto a habilidade de falar.

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