2
respostas

Outras engenharias - Walter Fall

Um dos maiores problemas desse método é o tempo de adaptação e além de a opnião do cliente mudar de acordo que o processo for avançando, as etapas de cada finalização impactam diretamente nas outras, então quer dizer que se uma das partes parar/atrasar a outra parte tem que esperar pra continuar o seu fluxo.

Uma das alternativas seria a independência de alguma atividades e principalmente aquelas que geram o mvp do produto/serviço, assim poderiamos adiantar alguam tarefeas e mostrar se estamos seguindo no caminho certo para o cliente.

2 respostas

Olá, Rodrigo. Tudo bem?

Uma das sugestões que você mencionou é a independência de algumas atividades, principalmente aquelas que geram o MVP do produto/serviço. Essa é uma ótima ideia, pois permite que você adiante algumas tarefas e mostre ao cliente se está no caminho certo, sem precisar esperar por outras etapas que possam estar atrasadas.

Outra sugestão é utilizar ferramentas que ajudem a gerenciar o fluxo de trabalho, como o Kanban ou o Scrum. Essas metodologias podem ajudar a identificar gargalos e atrasos, permitindo que você faça ajustes para manter o projeto no caminho certo.

Por fim, é importante lembrar que o método ágil é baseado em colaboração e comunicação constante entre as equipes e o cliente.

Por isso, é fundamental manter uma boa comunicação e estar aberto a mudanças de acordo com as necessidades do cliente.

Parabéns pela abertura deste tópico para discussão! Continue compartilhando seus conhecimentos conosco.

Bons estudos!

Rodrigo, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Olá, Rodrigo!

Concordo com o seu ponto. Acredito que quando falamos de desenvolvimento de software, os processos de construção de um produto precisam ter um pouco mais de autonomia e flexibilidade, para alcançarmos tanto aos pontos que você citou (atender a necessidade do cliente e adaptação), como também o "tempo de mercado" ou em outras palavras o product markert fit.

Esses objetivos, com o Waterfall, creio que dificilmente conseguem ser alcançados para atender a demanda de um produto digital, por exemplo. Acredito não ser impossível, mas as chances do produto não aderir no gosto do cliente, perder o "time" e até mesmo se tornar mais custo do que lucro para quem o criou, são altas!

Vejo a metodologia ágil como uma nova rota para tornar o fluxo de desenvolvimento mais fluído com foco de fato nas pessoas, além de criar um canal de comunicação com o usuário final (feedback) muito mais próximo, com um tempo de resposta as novas necessidades muito mais acessível.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software