1
resposta

Os 5 elementos-chave por Daniel Goleman

A inteligência emocional segundo Daniel Goleman tem cinco elementos-chave:

Autoconhecimento Autorregulação Automotivação Empatia Habilidades sociais

  1. Autoconhecimento Um dos elementos-chave da inteligência emocional segundo Daniel Goleman é o autoconhecimento. É importante saber como responder às coisas que acontecem comigo. Se eu quiser mudar alguma coisa, primeiro tenho que saber o que faço para poder fazer algo diferente. Se estamos cientes de nós mesmos, sempre conheceremos nossas emoções, além da forma como nossas ações podem afetar as pessoas ao nosso redor.

A chave é se comportar com humildade. Não importa qual seja a situação: podemos sempre escolher como reagimos a ela.

  1. Autorregulação Em segundo lugar, precisamos aprender a desfazer os automatismos da resposta emocional. O que dissemos antes de respondermos em vez de reagir. Bons líderes se regulam e não atacam verbalmente os outros. Além disso, eles não tomam decisões rápidas ou emocionais, nem estereotipam as pessoas ou comprometem seus valores. Autorregulação é sobre manter o controle.

  2. Automotivação A inteligência emocional também leva em conta a motivação. Se eu quiser mudar alguma coisa, eu tenho que saber o que me leva a essa mudança. Há pessoas que sabem como se motivar e que trabalham para atingir seus objetivos com padrões extremamente elevados em termos de qualidade de seu trabalho.

Toda vez que enfrentamos um desafio ou mesmo um fracasso temos que tentar extrair algo positivo da situação. Pode ser algo que a princípio parece irrelevante para nós, como um novo contato, ou algo com efeitos a longo prazo, como uma lição. Há sempre algo positivo!

  1. Empatia Para os líderes, ter empatia é fundamental ao gerenciar uma equipe ou organização. Ou, o que é o mesmo, ter a capacidade de entender as emoções dos outros e nos colocar em seu lugar. Tem a ver com a capacidade de ajudar as pessoas em sua equipe a se desenvolverem, desafiando aqueles que agem injustamente ou fazem comentários construtivos. Além disso, eles ouvem aqueles que precisam.

  2. Habilidades sociais O último elemento que compõe a inteligência emocional segundo Daniel Goleman são habilidades sociais, como se comunicar efetivamente, influenciar, persuadir e gerenciar conflitos.

Líderes que têm bom desempenho nas habilidades sociais da inteligência emocional são excelentes comunicadores. Eles estão tão abertos a ouvir más notícias como são para boas notícias. Eles são especialistas em obter sua equipe para apoiá-los e ficar animado com uma nova missão ou projeto. Líderes que têm boas habilidades sociais também são bons em gerenciar mudanças e resolver conflitos diplomaticamente.

É importante notar que a inteligência emocional pode ser treinada. É verdade que há pessoas que parecem ter uma certa facilidade para isso, como se fosse uma capacidade inata, embora todos possamos desenvolvê-la em maior ou menor grau se propô-la.

1 resposta

Olá, Andrea. Tudo bem?

Muito obrigada por compartilhar seu resumo conosco.

Com certeza vai auxiliar no processo de aprendizagem do conteúdo mostrado.

Qualquer dúvida e comentário fique a vontade para compartilhar no fórum.

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!