Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Oratória e lágrimas

Quando menina, uns 11 anos, fui convidada para fazer uma paletra junto com meus colegas de aula para todas as demais turmas da escola. Era uma palestra sobre religião. Um colega falava sobre amor, o outro sobre paz e assim por diante. A minha parte era fazer um apanhado geral de tudo o que eles falaram. Eu sempre fui tímida, mas até aquela época eu ainda conseguia falar em público, mas eis que cada vez que eu começava a falar todo mundo chorava. Chegou um momento que fomos convidados a palestrar para os professores, e o mesmo aconteceu. Os professores se emocionaram com a minha fala e choraram também. Então fomos convidados a ir para um programa de TV. Nessa altura o peso já era muito grande pra mim. Eu era apenas uma criança, e na minha cabeça, já que eu falava sobre religião e as pessoas se emocionavam, eu tinha que ser freira (eu era Católica). Então contei tudo para minha mãe e ela me disse que não, que eu não precisava ser freira, que eu tinha o dom da oratória, mas que se isso estivesse me incomodando, eu parasse. Então parei, e nunca mais consegui falar em público daquela forma tão natural. Hoje, aos 59 anos, só falo quando sou obrigada e depois de muito ensaiar.

2 respostas
solução!

Olá Vânia! Primeiramente, gostaria de dizer que é muito corajoso da sua parte compartilhar essa história conosco. É compreensível que essa experiência tenha sido muito intensa e tenha afetado sua autoconfiança em relação à oratória. No entanto, é importante lembrar que essa foi apenas uma experiência e não define sua capacidade de falar em público.

Uma dica que posso te dar é começar com pequenas apresentações, como falar em reuniões de trabalho ou em grupos de amigos. Aos poucos, você pode ir aumentando o nível de dificuldade e desafio das apresentações. Outra dica é praticar bastante antes de falar em público, ensaiando em frente ao espelho ou para amigos e familiares.

Além disso, é importante lembrar que é normal sentir um pouco de nervosismo antes de falar em público. Isso acontece com a maioria das pessoas, inclusive com aquelas que têm mais experiência em oratória. O importante é não deixar que o nervosismo te impeça de falar e se expressar.

Espero que essas dicas possam te ajudar a recuperar sua confiança e voltar a falar em público com naturalidade. Lembre-se de que você tem um dom e que pode usá-lo para compartilhar suas ideias e conhecimentos com outras pessoas. Boa sorte e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Olá, Adriel! Que bom que respondeste! Sim, tens razão em tudo que disseste. E foi exatamente tudo isso, dito pela instrutora Priscila Stuani, que me fez ter vontade de contar minha história, para que outras pessoas que tenham passado pelo que passei, não esperem tanto tempo para resgatar a si mesmo.

Muito obrigada pela preocupação em me responder e pelo tempo que me dispensaste. Foi muito importante pra mim. Obrigada! Tenhas um dia de muita luz!