Pensando em um profissional que seja rigorosamente um PMP, concordo completamente que não há necessidade de que ele conheça ou muito menos seja um especialista na área fim dos projetos.
Acredito que a polémica acerca dessa questão ocorre porque nas organizações que não têm um PMP dedicado, as funções destes acabam sendo executadas pelos mesmos profissionais que Coordena ou Lidera a equipe. Sendo nesse caso necessário que essa pessoa que pode até ter um cargo que seja chamado de Gerente de Projetos, domine o assunto dos projetos que está coordenando.
Eu concordo que p gerente de projetos deve ser Generalista na áreas fim e Especialista nas técnicas de gestão de projetos, quando se tem um PMP dedicado para as suas funções e tendo por consequência outros profissionais para satisfazer as necessidades de Coordenação, Liderança e Controle de Qualidade Técnica ou até mesmo um Gerente de Produto.
Eu tenho essa visão pois na empresa onde trabalho temos exatamente este problema. Os gerentes de projeto não têm a formação adequada para essa função. São apenas técnicos da área fim, com muito tempo de casa e com prática comercial. Eles sequer são realmente especialistas da área fim para fazer um controle de qualidade técnica adequado por exemplo. O perfil desses gerentes na realidade é de Comercial. Mas por conta da falta de um PMP adequado, eles acabam realizando as funções do PMP.