Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Omitir experiência

Tenho essa dúvida relacionada tanto ao LinkedIn como ao currículo quando se busca uma recolocação. Digamos que eu tenha trabalhado em 6 empresas e por algum motivo quisesse deixar de citar, digamos, a terceira. Posso fazer isso? Ou, em outro caso, poderia deixar de citar a empresa onde trabalho atualmente? Com isso não digo que esconderia a informação durante uma entrevista de emprego, apenas omitiria no primeiro contato que um recrutador tem com minha experiência profissional.

7 respostas

Oi Cristiano,

Hum... Considero essa pergunta bem difícil de ser respondida, mas vou tentar dar o meu ponto de vista.

Você pode até não mencionar essas empresas porque tem suas razões, mas o ponto é: como você pretende justificar esse período? Vai estender o período de permanência na empresa anterior e posterior?

Vale mesmo a pena não mencionar esses trabalhos? Como não sei quais são suas razões (e vou entender se você preferir não compartilhar aqui, claro), não fica muito claro para mim se tem problema ou não...

Acho que não te ajudei muito, mas se você decidir omitir essas experiências, atente-se apenas aos períodos para não ficar na saia justa com o recrutador, vai que ele pergunta: O que você fez nesse período sem trabalho?

Pode ser que muitas pessoas omitam essas informações e depois dá tudo certo: são contratadas, mas o ideal é que a gente sempre compartilhe essas experiências, por mais que ela possa não ter sido tão boa ou durado tanto, ainda assim você deve ter aprendido alguma coisa... E para a grande maioria dos recrutadores, pouco importa quanto tempo ficamos numa empresa, mas sim o que fazemos lá e se não deu certo, tudo bem, não temos que nos adequar a todos os negócios e ambientes...

Desculpa o textão, mas acho meio complicado tomar um partido nesse sentido.

Oi Priscila.

Vou ser mais específico então. Minha maior experiência e também cargo atual é como analista de suporte. Numa experiência antiga já trabalhei como programador PHP e pensei que talvez essa fosse uma experiência que acrescentaria pouco ao meu currículo. Outra situação é com a empresa atual, pois trabalho nela há menos de 2 meses e me deparei aqui com uma situação de desvalorização e desrespeito extremo dos superiores para com toda a equipe de TI. Essa situação para mim está sendo insustentável e me leva a procurar outra oportunidade, mas me preocupa o julgamento de um recrutador com relação a tão pouco tempo na empresa, sem que eu tenha a oportunidade conversar e expor meus motivos.

E fique tranquila, pois eu gosto de textão bem feito. :-)

Entendi Cristiano (ufa sobre o textão.. :D)

Entendi.

Quanto ao PHP acho que é válido você comentar, e reforce qual é o seu foco atualmente.

No que se refere a essa empresa atual, realmente fica bem difícil se manter nela.

Eu sinceramente diria que estou em busca de novas oportunidades por conta de incompatibilidade de gestão (usei esse termo quando escrevi uma carta onde pedi demissão, justamente para não entrar nos detalhes de que o meu chefe tinha uma postura abusiva e etc...). Se o recrutador pedir para você explicar como era o ambiente ou o motivo pelo qual você decidiu sair, fale isso que você comentou comigo. Por mais que ele tenha acesso ao nome da empresa, acho que não tem problema, desde que você não dê nomes aos "bois".

Essa é uma opinião muito pessoal que tenho sobre isso. Eu já fiz recrutamento e seleção por alguns anos de profissionais de TI (devs, GPs...). Inlcusive participava das entrevistas desses candidatos com os clientes (eu fazia triagem e uma pré entrevista só para ver se o profissional tinha os skills que os clientes precisavam). E pelo que percebi ao longo dessa jornada é que os recrutadores na maioria das vezes quer ver mais o seu posicionamento. "Sai da empresa porque não me adaptei ao modo de gestão dela." "Sai da empresa porque não me identifiquei com as políticas dela."

Ficou mais claro? ;)

Então eu poderia, por exemplo, incluir na própria descrição do trabalho realizado na empresa uma menção a essa incompatibilidade de gestão?

Entendo que numa entrevista o meu posicionamento conte mais do que o período de trabalho na empresa. Por outro lado, sempre presumi que um período curto numa empresa me faria ser cortado de muitos processos seletivos já no momento da leitura do currículo (ou perfil do LinkedIn). O que acha?

solução!

Oi Cristiano,

Geralmente os recrutadores tem ressalvas quanto aos perfis "pula pula", rs. Mas se no seu caso a única permanência mais curta for essa, não vejo problema.

Mas de novo, é a minha visão, tá?

Acho que no geral funciona assim: se o recrutador identificar os principais skills da vaga no seu perfil, ele pode te abordar. Não vejo a curta permanência nesse último trabalho como um impeditivo para não prosseguir no processo seletivo. Provavelmente ele questionará o porquê você saiu ou busca outro trabalho, ai é o momento de falar sobre a incompatibilidade na visão sobre como a liderança age.

Muito obrigado pelas orientações, Priscila. Acho que agora poderei lidar melhor com esse caso.

Maravilha então Cristiano!

Qualquer coisa estou por aqui e no que eu puder contribuir, conte comigo!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software