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Olá, professor. Tenho 3 dúvidas. Desde já, muito obrigado.

(1) Na maioria das vezes os clientes pedem o manual? (2) O que fazer quando não fazem questão? Enviamos mesmo assim? (3) Consegue-se fazer um brandbook a partir do manual, com a introdução de informações institucionais?

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Fala, Patrick

Tudo bem?

Olha, nem sempre o cliente vai pedir o manual, afinal muitas vezes são leigos que não estão por dentro dos pormenores do nosso trabalho. É normal que isso aconteça e eu diria que a maioria não pede mesmo.

Porém, isso não quer dizer que você não possa sugerir! Lembre-se de explicar o propósito e a importância desse documento. Inclusive, diria que é nossa resposabilidade, além prezar pela qualidade final do trabalho, também zelar pela sua continuidade. Não necessariamente vai ser necessário um manual muito extenso, mas sem dúvida um com pelo menos os pontos indispensáveis que conversamos sobre no início curso.

Sobre o brandbook, sim, é víavel fazer um a partir do manual de identidade visual. Normalmente, é o caminho inverso: primeiro se monta o manual da marca (de onde, geralmente, saem os conceitos da identidade visual), mas nem sempre as coisas são tão lineares, né? Se for esse o seu caso, não se esqueça de que mesmo que o visual tenha sido organizado antes ele deve estar de acordo com os valores da marca, de modo que o brandbook precisa fazer sentido em conjunto com o que for dito manual de identidade visual.

Por fim, não se esqueça de sempre conversar com o seu cliente para não trabalhar à toa e para chegar a acordos que atendam vocês dois.

Se tiver mais dúvidas, fique à vontade.

Abraços e bons estudos

Bom dia, Felipe

Muito obrigado pelo esclarecimento!

Abç.

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