Oii, Jairo! Tudo bem?
Sua contribuição para o projeto de conclusão é excelente e demonstra uma compreensão profunda de como aplicar a Comunicação Não-Violenta (CNV) em situações de alta tensão corporativa. Você conseguiu separar com clareza o que é um dado objetivo de uma interpretação pessoal, o que é o primeiro passo para desarmar uma postura defensiva.
Ao focar em fatos concretos, você retira o peso do julgamento e abre espaço para uma conversa baseada na realidade, e não em suposições.
Para te ajudar a completar esse exercício e dar continuidade ao seu plano de ação com a Mariana, aqui está uma sugestão de como seguir com os demais passos da CNV e a técnica de parafrasear:
1 — Aplicando os 4 passos da CNV
- Observação: Como você bem colocou, focar nos números dos últimos 4 meses e no contraste com os 3 anos de liderança no ranking.
- Sentimento: "Ao ouvir que você se sente em um cenário de ataque e defesa, eu me sinto preocupado. Minha intenção não é confrontar, mas colaborar com sua trajetória na empresa".
- Necessidade: "Eu preciso que nossa comunicação seja transparente para que o RH possa cumprir seu papel de apoiar o desenvolvimento dos talentos, especialmente de alguém com o seu potencial de sucessão".
- Pedido: "Mariana, você estaria disposta a compartilhar comigo o que mudou nesses últimos meses, para que possamos construir juntos um caminho de retorno aos seus ótimos resultados?".
2 — Técnica de Parafrasear
Essa técnica é fundamental para validar o entendimento e mostrar que você está realmente ouvindo.
- Contexto: "Mariana, pelo que entendi, você sente que esse almoço é apenas uma formalidade para comunicar um desligamento devido aos resultados recentes, é isso?".
- Sentimentos e necessidades: "Você está se sentindo injustiçada e com medo porque acredita que sua dedicação de anos está sendo ignorada por causa de um período curto de dificuldades?".
- O pedido (Invisível): "Você gostaria que a liderança reconhecesse seu histórico e oferecesse um espaço seguro para tratar esses desafios, em vez de focar apenas na pressão pelos números?".
Por que essa abordagem funciona?
Quando você usa a observação baseada em fatos, como você fez, você evita que a Mariana se sinta ainda mais acuada. Isso transforma o RH de "vilão" em um aliado estratégico que olha para o ser humano por trás do cargo.
Parabéns pelo excelente início de análise, Jairo. Manter o foco em dados objetivos sem atribuir culpa é o que diferencia uma gestão de pessoas eficiente de uma cobrança meramente punitiva.
Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!