3
respostas

O requests está instalado porém não é possível encontrá-lo

Ao rodar o uvicorn main:app --reload, ocorre o seguinte erro: ModuleNotFoundError: No module named 'requests'. O requests já foi instalado no projeto, está no diretório certo e é a versão atual

3 respostas

Oi Vinicius! Tudo bem?

Normalmente, esse erro acontece quando você não inicia o ambiente virtual, pois, como você disse, já instalou a biblioteca requests, mas o erro se mantém.

Como imagino que esse erro não está aparecendo no seu terminal, mas sim no trecho de código de importação no VS Code, o erro acontece porque você não selecionou o Python do ambiente virtual como o interpretador do VS Code. O que não causa nenhum erro no terminal, mais sim na linha de código já que esse interpretador é usado para verificar erros de sintaxe antes de rodar o código.

Em suma, para resolver isso, você deve abrir um arquivo .py do seu projeto e no canto inferior direito do VS Code, clicar na versão do Python e na aba que aparecer procurar a versão que apresenta o nome do seu ambiente virtual. Caso tenha dúvidas deixei um GIF abaixo:

GIF que mostra a forma de alterar o interpretador do Python do VS Code, clicando no canto inferior direito que apresenta versão do Python e selecionando a que apresenta o nome do ambiente virtual

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Olá Armano, o erro aparece no terminal e com o ambiente virtual

Olá, Vinicius!

Nesse caso realmente o problema é a falta da biblioteca. Pelo menos, no ambiente que você está tentando rodar o projeto a biblioteca não foi encontrada.

Observando bem o seu terminal veja que se trata de um terminal Python, normalmente, esse terminal aparece quando rodamos o código usando o botão que é proveniente de uma extensão.

Ele é útil quando estamos trabalhando num projeto com poucos arquivos e mais simples, mas, no caso usamos uma framework, o Django, que tem uma certa complexidade de arquivos sendo necessário iniciar o projeto usando comando python manager.py runserver para capturar todas as informações, configurações e bibliotecas do projeto.

Então, a solução para o seu caso é, iniciar o ambiente virtual, caso já não esteja, com o seguinte comando:

venv/Scripts/Activate

Após isso, executar o projeto com o comando que já comentei:

python manager.py runserver

Imagino que isso deva resolver a situação, no mais, fico à disposição!