eu preciso voce me ajuda por favor eu quero sua palavras , me explica , sem cópia de google
vc pode me explica o que significa order by , having , group by , like ?
eu preciso voce me ajuda por favor eu quero sua palavras , me explica , sem cópia de google
vc pode me explica o que significa order by , having , group by , like ?
???????????????????????
Oii Mahmmoud, tudo bom? Espero que sim.
Desculpe pela demora em retornar com sua resposta.
O order by é para ordernar os resultados da consulta, você pode ordenar em ordem crescente (ASC) ou decrescente (DESC).
SELECT * FROM aluno
ORDER BY nome ASCAqui, estamos ordenando os nomes em ordem crescente.
| id | nome | |
|---|---|---|
| 3 | Bruna dos Santos | bruna@gmail.com |
| 1 | João Fernando | joao@gmail.com |
| 2 | Maria Carvalho | maria@gmail.com |
| 4 | Pedro da Silva | pedro@gmail.com |
| 5 | Tiago | tiago@gmail.com |
O having serve para filtrar resultados, assim como o where. A diferença do having para o where, é que o having suporta as funções de agregações (soma, média, minimo, maximo, etc).
O group by serve para agrupar linhas com base em semelhanças entre elas. Um exemplo, eu tenho uma tabela de clientes e eu quero obter o nome de todas as cidades dos meus clientes, e eu posso ter cliente em mais de uma cidade, e eu não quero que repita os dados. Então, vou agrupar pelo nome da cidade.
SELECT nomeCidade FROM clientes
GROUP BY nomeCidadeO like serve para buscarmos valores de texto dentro de uma tabela. Um exemplo, eu quero buscar todas as pessoas que iniciam o nome com J em minha tabela de clientes.
SELECT * FROM clientes WHERE nomeCliente LIKE 'J%';Espero que isso te ajude. Qualquer coisa é só falar, beleza? :)