Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

O que significa o ponto de exclamação na variável?

Opa! Acho que perdi nas aulas. O pq o professor coloca ponto de exclamação nas variáveis. Alguém poderia me explicar?

Obrigado!

6 respostas

Fala Tiago, tudo bem? Espero que sim!

Esse ponto de interrogação se chama Encadeamento opcional, onde, só iremos acessar aquela propriedade se ela existir, seria como se perguntassemos ao JavaScript:

"Javascript, o objeto comentarios existe? Se sim, eu gostaria de acessar a propriedade text".

Ou seja, caso comentarios for um valor válido, que não retorne null ou undefined, iremos acessar a propriedade desejada. Utilizamos esse [encadeamento opcional] para evitar erros, pois pode ser que no momento que a comentarios ainda não tenha sido preenchido.

Espero ter ajudado, abraços e bons estudos :D

Nossa que dahora! Isso é do EcmaScript ou do TypeScript?

Do EcmaScript mesmo Tiago! Realmente é muito interessante, gosto muito desse encadeamento opcional, é bastante útil

Oi Matheus, esse operador que vc falou é o elvis! Eu to falando do operador ! "exclamação" que o professor colocou no final da variável na declaração dela.... Tipo const comentarios$!: Observable<Comentarios>;

solução!

É o operador ternário de negação no contexto de valores, e é um operador inverso ao nullish (?. e ?:) quando usado em contexto de tipo (!:) ou em acesso em cadeia condicional (!.), se algo pode ser null ou undefined, isso remove essa tipagemnull | undefined, semelhante a como o tipo genérico NonNullable<T> funciona

Você pode dar uma olhada na documentação caso queira entender um pouco mais:

Tendi cara! Valeu!