2
respostas

O que seria melhor?

Qual dos dois tipos seria o melhor para desenvolvimento web? Linguagem compilada ou interpretada?

2 respostas

Bom dia, Matheus!

Isso, na verdade, depende. Na maioria dos casos, vale muito mais a pena desenvolver por meio da linguagem interpretada pois a maior parte do tempo é gasto apenas recebendo e enviando dados por HTTP e aguardando a requisição no banco de dados. Dito isso, uma linguagem interpretada é muito mais simples de manutenir.

Agora, existem alguns casos específicos que a linguagem compilada se sairia melhor no desenvolvimento web. Geralmente, esses casos são requisitados quando se quer ter uma velocidade muito maior na aplicação web e também maior autonomia no controle de cada parte que compõe essa aplicação.

Enfim, tudo no desenvolvimento é um grande "depende".

Vantagens e desvantagens Vantagens das linguagens compiladas Os programas compilados em código de máquina nativo tendem a ser mais rápidos que o código interpretado. Isso ocorre porque o processo de traduzir o código em tempo de execução aumenta o tempo do processo, podendo fazer com que o programa seja, em geral, mais lento.

Desvantagens das linguagens compiladas As desvantagens mais notáveis são:

Tempo adicional necessário para concluir toda a etapa de compilação antes dos testes Dependência da plataforma do código binário gerado Vantagens das linguagens interpretadas As linguagens interpretadas tendem a ser mais flexíveis, geralmente oferecendo recursos como digitação dinâmica e tamanho reduzido de programa. Além disso, como os interpretadores executam o código fonte do programa por conta própria, o código não depende da plataforma.

Desvantagens das linguagens interpretadas A desvantagem mais notável é a velocidade típica de execução em comparação com as linguagens compiladas.