Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O que fazer nos 30 minutos de descanso - Pomodoro

Vimos no curso que a cada 4 ciclos da técnica, devemos parar 30 minutos para descanso. Esse descanso imagino que esteja relacionado com o assunto que estamos tratando. Podemos usar esse tempo para não ficar "parado" e resolver coisas mais simples ou dar retornos a telefonemas, ver email etc. ou é aconselhável 30 minutos de descanso mesmo?

5 respostas

Oi Hebert,

Quando eu faço essa pausa à tarde, geralmente deixo para ir tomar um lanchinho na copa da empresa, quando é no período da manhã, fico alguns minutos sentada no sofá da empresa, temos uma área de descanso :)

Você determina, se quiser, dê uma volta no quarteirão da empresa, ou prepare um chá ou café e fique em outro espaço... A ideia é realmente dar um descanso para sua mente e para o seu corpo, é o seu prêmio, você pode escolher. ^^

Nesse periodo de pausa, eu procuro um lanche, fazer uma pausa pra ir ao banheiro, beber uma agua, responder uma mensagem, e também algumas vezes coisas mais produtivas como organizar minha lista de afazeres, enviar um email. Creio que vai de voce decidir o que vai ser melhor pra voce abstrair um pouco e dar um refresh na mente

A utilização desta técnica me parece que envolve uma questão básica, trabalhamos dentro do horário que fomos contratados ou trabalhamos visando uma maior produtividade dentro do horário contratado? Falo isso pois os gestores tem que estar cientes dessa técnica pois se a cada 4 ciclos, pararmos 30 minutos para nos recompor (e concordo, acho saudável), o ambiente de trabalho tem que estar preparado para essas situações para não parecer que ficamos muito tempo "parados".

solução!

Oi Hebert,

Entendo o seu ponto de vista e faz sentido. O contra ponto que vejo é: se a produtividade do profissional estiver de vento e polpa, ótimo. Pode ter chefes que se incomodam com essas pausas, mas o resultado final é a entrega constante e as coisas certas.

Às vezes podemos ficar ociosos na empresa e dar a impressão de que estamos trabalhando, quando na verdade estamos esgotados e com rendimento baixo... Então acredito que se a técnica ajudar a pessoa a ser mais produtivo, essas pausas podem ser menos relevantes.

Acredito que a ideia do método seja mais para ajudar a criar o hábito de manter o foco ao invés de sucumbir às distrações.

Sim, é uma questão de cultura organizacional. O que citei acima é que já vi situações como essa que excelentes funcionários após fazerem suas atividades e dar uma parada para refazer as forças como a técnica prega, são as vezes apontados como relapsos que poderiam trabalhar mais ou no mínimo, auxiliar outros colegas que anda não terminaram suas atividades. Cultural...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software