2
respostas

O que eu diria ao João: Delegação de Tarefas

*Certa vez, o João precisou pedir para algumas pessoas a execução de tarefas que ele não iria conseguir entregar em tempo.

Assim, ele escreveu e desenhou um passo a passo como cada tarefa deveria ser executada e nem sequer perguntou a opinião da equipe. Pelos corredores, você, que faz parte do time deste projeto, ouviu que as pessoas estavam reclamando muito, porque a maneira sugerida não era a melhor, mas João preferia que fosse feito do jeito dele mesmo assim, e todos pareciam muito desanimados.

Quais conselhos você daria ao João em relação à forma de delegar tarefas?

Eu diria ao João que como líder, seria interessante realizar uma análise de quais são as pessoas que tem mais habilidades para cada uma das tarefas. Analisaria como estão as demandas e rotinas de cada um. Diria que uma reunião de alinhamento seria importante para que ele pudesse sensibilizar a equipe e identificar se de fato suas percepções sobre quem executaria o que foram acertadas. Mostraria um plano inicial para que todos tivessem um norte, mas explicaria que poderiam atuar de maneira diferente caso julgasse que o resultado seria melhor, proporia uma reunião anterior as entregas para alinhamentos e ficaria disponível para auxílio caso julgassem necessário, solicitaria atenção ao prazo.

2 respostas

Olá, Patricia. Tudo bem?

Agradecemos por compartilhar sua resposta conosco.

Parabéns por responder à atividade e dar essa força ao personagem João.

Outra maneira de aproveitar ainda mais o fórum é comentando tópicos criados por outros/as colegas.

Isso ajuda muito a comunidade!

Bons estudos!

Patricia, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Oi Patricia,

Legal! Lendo os posts antigos dos outros colegas, vejo que muitas pessoas também se preocupam com oferecer espaço pra criatividade da equipe.

Eu tenho o péssimo hábito de delegar tarefas e escrever instruções como se fosse um mapa do tesouro sagrado, com tópicos, cores, um email que consome muito do meu tempo. Acho que quanto mais específico eu for, melhor. Mas, talvez, eu esteja gerando o resultado contrário, pois não agrego a pessoa na decisão de como vamos resolver o problema.

Como será que eu poderia melhorar? Não por acaso, veja só: meu nome é João.

Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software