*Certa vez, o João precisou pedir para algumas pessoas a execução de tarefas que ele não iria conseguir entregar em tempo.
Assim, ele escreveu e desenhou um passo a passo como cada tarefa deveria ser executada e nem sequer perguntou a opinião da equipe. Pelos corredores, você, que faz parte do time deste projeto, ouviu que as pessoas estavam reclamando muito, porque a maneira sugerida não era a melhor, mas João preferia que fosse feito do jeito dele mesmo assim, e todos pareciam muito desanimados.
Quais conselhos você daria ao João em relação à forma de delegar tarefas?
Eu diria ao João que como líder, seria interessante realizar uma análise de quais são as pessoas que tem mais habilidades para cada uma das tarefas. Analisaria como estão as demandas e rotinas de cada um. Diria que uma reunião de alinhamento seria importante para que ele pudesse sensibilizar a equipe e identificar se de fato suas percepções sobre quem executaria o que foram acertadas. Mostraria um plano inicial para que todos tivessem um norte, mas explicaria que poderiam atuar de maneira diferente caso julgasse que o resultado seria melhor, proporia uma reunião anterior as entregas para alinhamentos e ficaria disponível para auxílio caso julgassem necessário, solicitaria atenção ao prazo.