1
resposta

O que é o p-value?

Fiquei com essa dúvida, pois, a resposta de um exercício afirmava que: "Representa a probabilidade daquela amostra ter acontecido dentro da população." O mesmo exercício, apontou como errada a minha resposta: "É o quanto uma amostra é diferente da outra amostra.". Qual exatamente o erro da minha afirmação? O p-value só traz a diferença entre amostra e população? Não posso comparar amostra com amostra?

1 resposta

Olá Fausto, tudo bem? Espero que sim!

Desculpe pela demora em retornar.

O p-value é a probabilidade de se obter uma estatística igual ou mais extrema que aquela observada em um cenário em que a hipótese nula é verdadeira.

Quando comparamos uma amostra com a outra, o que fazemos na verdade é compararmos a diferença entre as estatísticas dessas amostras dado que a estatísticas das populações de onde foram retiradas são iguais. Ou seja, uma amostra A foi retirada de uma população 1 e uma amostra B foi retirada de uma população 2. Vamos comparar a diferença da estatística de A e B dado que essa estatística é igual para a população 1 e 2. Essa estatística poderia ser a média por exemplo.

Portanto representa uma probabilidade das amostras se encontrarem dentro das populações e não mede o quanto uma amostra se difere da outra.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software