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O que é experiência?

Respondendo à primeira atividade do curso, a pergunta tem seu grau de abstração e filosofia. Compreendo experiência como um conhecimento que obtemos sensorialmente. A palavra é normalmente associada a uma ampla vivência em determinada situação, mas creio que ela seja mais ampla. Quando tateamos algo, cheiramos a chuva, olhamos para uma obra de arte (literária, plástica ou audiovisual) , estamos tendo ações que conformam experiências de vida que, inclusive, nos trazem consequências menos materiais, como sentimentos de alegria, felicidade, amor, ódio e outros.

Quando o resultado é prazeroso, é comum que o indivíduo queira reviver aquele sentimento reproduzindo a experiência que lhe causou a sensação. Já ouvi muitas vezes de algumas pessoas que gostariam de esquecer tudo que viram/leram sobre determinado livro, série ou filme apenas para ter o prazer de experimentar aquilo pela primeira vez de novo. Nem sempre as coisas precisam ser tão radicais; quando fazemos a nossa comida preferida, ou praticamos o esporte que amamos, fazemos com a expectativa de que a sensação positiva que sentimos nas outras vezes seja aqui reproduzida. Quando o resultado fica abaixo do esperado, dizemos que "enjoamos" daquilo.

Nesse sentido, creio que trabalhar com UX seja uma prática atrelada a uma busca por trazer boas sensações ao usuário que faz uso de determinado produto, fazendo com que ele, pela experiência positiva, sinta-se à vontade para retornar. Claro, é difícil que um produto possa competir com a sensação de comer o bolo quentinho da vó, que sempre queremos repetir, mas aí seria uma competição desleal.

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solução!

Olá Roger, tudo bem?

Ótimas reflexões! De fato, essa palavrinha vem trazer discussões e um compartilhamento de ideias bem interessantes!

No mundo da UX Design, a "experiência" está mais ligada aquilo que as pessoas sentiram em determinada situação em que viveram, exatamente como você refletiu! Então, se uma pessoa utilizou um produto ou serviço e se sentiu bem, logo ela dirá que a experiência foi boa. Agora, se o usuário utilizou o serviço e não teve suas expectativas atendidas ou se sentiu mal utilizando um produto, essa pessoa terá tendência a dizer que a experiência deixou a desejar. Claro que não vamos conseguir competir com o bolo quentinho da vovó, porque nunca enjoamos dele, mas iremos nos esforçar para gerar a melhor experiência que o produto pode oferecer =D

É isso! Meus parabéns pelo desempenho!

Até mais!!

Olá, Gabriela, muito obrigado pelo feedback! Sempre bom saber se estamos indo pelo caminho certo.

Boa análise Roger,

Compartilho da sua ideia, somos resultado de tudo aquilo que vivemos, é o que nos dá nossa identidade. Por isto, projetar algo que entenda o individuo em si e não um nicho é o grande desafio.