Olá Jade, tudo bem com você?
Peço desculpas pela demora em obter um retorno.
Uma exceção é lançada quando ocorre uma condição ou evento excepcional que interrompe o fluxo normal de execução do programa. Imagine uma exceção como um alarme disparando quando algo inesperado acontece e que nos força a tomar alguma ação para contornar o problema.
No caso da exceção DataFormatException, ela ocorre quando há um erro ao formatar ou analisar operações relacionadas à formatação de datas.
Já a classe IOException representa erros de E/S (entrada e saída). Ela é usada para lidar com erros que podem ocorrer durante operações de leitura ou gravação de dados, como problemas com arquivos, fluxos de entrada/saída, etc.
Sobre a classe RuntimeException, ela é usada para lidar com erros imprevistos ou problemas lógicos no código, como divisão por zero, acesso a uma referência nula, entre outros.
A principal diferença da IOException para a RuntimeException é que a RuntimeException
é usada para erros mais genéricos e não exige tratamento obrigatório, já a IOException
é uma exceção verificada, o que significa que somos obrigados a lidar com ela no código, seja capturando-a com um bloco try-catch
ou declarando que o método pode lançar essa exceção.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!