Na minha opinião, as atividades práticas foram muito importantes para compreender melhor como funcionam os protocolos de roteamento interno nas redes de computadores. Durante os testes no Cisco Packet Tracer, consegui perceber na prática como os roteadores trocam informações e aprendem automaticamente novas rotas para manter a comunicação entre as redes.
O protocolo RIP me pareceu mais simples de configurar e entender, principalmente por utilizar a quantidade de saltos para escolher o melhor caminho. Já o OSPF mostrou ser mais eficiente e organizado, especialmente em redes maiores, pois trabalha com áreas e possui uma adaptação mais rápida quando ocorre alguma mudança na rede.
Outro ponto que achei muito interessante foi acompanhar as tabelas de roteamento e observar como elas eram atualizadas após cada configuração. Além disso, o teste de falha de conexão ajudou bastante a entender como o OSPF reage rapidamente para encontrar novas rotas disponíveis, mantendo a comunicação da rede funcionando.
Essas atividades contribuíram bastante para meu aprendizado, pois permitiram colocar em prática os conceitos estudados e entender melhor a importância do roteamento no funcionamento das redes.