Atividade 03
Adicionei mais 2 roteadores, sendo que um deles está conectado ao meu roteador C por meio de um cabo serial. Posteriormente, eles irão se comunicar entre si, mas, por enquanto, ainda não. Também adicionei 2 switches e 2 computadores.
Liguei as portas do roteador D e adicionei os endereços específicos: 190.1.1.1 e 200.1.1.1.
Fiz o mesmo com o roteador E e adicionei os endereços: 190.1.1.2 e 210.1.1.1.
Os computadores ficaram com os endereços: 200.1.1.2 e 210.1.1.2.
Agora, para fazer o roteamento, o processo é simples e se parece um pouco com o RIP devemos informar as redes que queremos anunciar. Todavia, no OSPF, também adicionamos os wildcard bits e a respectiva área. Nesse caso, os dois roteadores estarão na área 0.
Atividade 04
Agora, preciso adicionar um roteador F, um switch F e um computador F. Para isso, primeiro salvarei as configurações dos outros roteadores com o comando write e, depois, adicionarei uma nova porta aos roteadores necessários.
A porta de conexão do roteador E com o roteador F será configurada da seguinte forma:
Roteador E: 215.1.1.1/30
Roteador F: 215.1.1.2/30
A porta de conexão do roteador D com o roteador F será configurada assim:
Roteador D: 220.1.1.1/30
Roteador F: 220.1.1.2/30
Já a conexão do roteador F com o switch F será:
Gateway do roteador F: 221.1.1.1/30
IP do computador F: 221.1.1.2/30
Todas as conexões utilizarão máscara /30, ou seja, 255.255.255.252.
Depois disso, será necessário anunciar as redes entre os roteadores utilizando o protocolo OSPF. Como nas configurações anteriores, primeiro será considerada a rede da porta de conexão e, em seguida, a rede que se deseja anunciar para os demais roteadores.
Neste caso, utilizarei a área 1 para as duas conexões entre os roteadores. Também será necessário anunciar a rede do computador F no OSPF, para que ela possa ser alcançada pelas outras redes.
Atividade 05
Para esse caso, o que eu fiz foi desconectar os enlaces D-F e E-F. Primeiro, fiquei em dúvida, porque aparentemente o OSPF não estava funcionando novamente. Só depois percebi que o protocolo estava apenas carregando para voltar a funcionar.
Ele fica no estado 2-Way até a conexão ser restabelecida novamente.