Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Hora da prática - Atividade 03, 04 e 05 - Protocolo OSPF

Atividade 03

Adicionei mais 2 roteadores, sendo que um deles está conectado ao meu roteador C por meio de um cabo serial. Posteriormente, eles irão se comunicar entre si, mas, por enquanto, ainda não. Também adicionei 2 switches e 2 computadores.

Liguei as portas do roteador D e adicionei os endereços específicos: 190.1.1.1 e 200.1.1.1.

Fiz o mesmo com o roteador E e adicionei os endereços: 190.1.1.2 e 210.1.1.1.

Os computadores ficaram com os endereços: 200.1.1.2 e 210.1.1.2.

Agora, para fazer o roteamento, o processo é simples e se parece um pouco com o RIP devemos informar as redes que queremos anunciar. Todavia, no OSPF, também adicionamos os wildcard bits e a respectiva área. Nesse caso, os dois roteadores estarão na área 0.

Atividade 03

Atividade 04

Agora, preciso adicionar um roteador F, um switch F e um computador F. Para isso, primeiro salvarei as configurações dos outros roteadores com o comando write e, depois, adicionarei uma nova porta aos roteadores necessários.

A porta de conexão do roteador E com o roteador F será configurada da seguinte forma:

Roteador E: 215.1.1.1/30
Roteador F: 215.1.1.2/30

A porta de conexão do roteador D com o roteador F será configurada assim:

Roteador D: 220.1.1.1/30
Roteador F: 220.1.1.2/30

Já a conexão do roteador F com o switch F será:

Gateway do roteador F: 221.1.1.1/30
IP do computador F: 221.1.1.2/30

Todas as conexões utilizarão máscara /30, ou seja, 255.255.255.252.

Depois disso, será necessário anunciar as redes entre os roteadores utilizando o protocolo OSPF. Como nas configurações anteriores, primeiro será considerada a rede da porta de conexão e, em seguida, a rede que se deseja anunciar para os demais roteadores.

Neste caso, utilizarei a área 1 para as duas conexões entre os roteadores. Também será necessário anunciar a rede do computador F no OSPF, para que ela possa ser alcançada pelas outras redes.

Atividade 04

Atividade 05

Para esse caso, o que eu fiz foi desconectar os enlaces D-F e E-F. Primeiro, fiquei em dúvida, porque aparentemente o OSPF não estava funcionando novamente. Só depois percebi que o protocolo estava apenas carregando para voltar a funcionar.

Atividade 05

Ele fica no estado 2-Way até a conexão ser restabelecida novamente.

2 respostas
solução!

Olá, Diego!

Parabéns por concluir essa sequência de atividades. É muito satisfatório ver como você organizou a topologia e aplicou os conceitos de áreas e estados do protocolo OSPF, demonstrando um domínio sólido sobre a configuração de roteamento dinâmico.

Sua resolução mostra que você compreendeu perfeitamente a diferença entre o anúncio de redes no OSPF em comparação ao RIP. O uso dos wildcard bits e a definição de áreas (Area 0 e Area 1) são passos fundamentais para garantir a escalabilidade e a organização da rede. Além disso, sua observação sobre o estado 2-Way no processo de adjacência revela uma atenção técnica apurada sobre como os roteadores "conversam" antes de trocar informações de rotas.

O que achou dessa atividade?

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá, Lorena.
Foi difícil no começo. Mesmo que eu estivesse com os conceitos frescos na mente, na prática eu ainda não entendia muito bem como eles deveriam ser aplicados e acabava seguindo um raciocínio previamente estruturado, que se provou não ser tão eficaz.
Por isso, acredito que essa atividade tenha sido essencial para consolidar minha compreensão sobre roteamento de forma geral.