Queria aproveitar esse tópico sobre tomada de decisão para compartilhar o que aconteceu comigo.
Eu tinha apenas 23 anos e trabalhava no telemarketing de uma grande empresa. Uma vez estava acontecendo uma processo seletivo interno secreto, era para um cargo específico na controladoria e quem fazia a seleção do profissonal era o próprio dono da empresa. Os candidatos eram indicados por seus supervisores e ninguém sabia do processo seletivo até que fosse selecionado.
Mas o sr. Dono, gostou do meu perfil e marcou uma entrevista. Ele tinha dito que havia gostado das minhas competências e características e que queria me promover (mas não para o cargo que ele estava selecionando). Ele simplesmente me fez uma pergunta que para mim valeu 1 milhão de reais. "Ele disse: qual cargo você quer? me diz onde você quer trabalhar que eu vou te encaminhar para lá". Parecia surreal e eu pedi que ele me recomendasse o setor que ele achasse que fazia mais sentido então ele me selecionou para um departamento (vou chamar de X) que por sinal era muito visado. Tinha uma boa remuneração e eu preenchia os requisitos, mas era um setor que estava completo, não havia vagas, mas ele estava disposto a fazer ter.
Mas antes de assumir as minhas funções no setor X, eu precisaria ficar um tempo em vários outros departamentos para aquirir experiência antes de ir para o X. Acontece que eu não imaginava que a notícia poderia correr, mas vários supervisores desses departamentos em que eu teria que ficar, almejavam essa vaga. Foi pressão em cima de pressão.
Eu cheguei a esquecer completamente o que eu estava fazendo, eu não ia ficar nesses departamentos para sempre, mas eu não conseguia sair de lá. Até descobrir que duas supervisoras que visavam a vaga, estavam passando um feedback negativo a meu respeito e por isso me seguravam no setor inferior. Eu tinha um ótimo relacionamento com meus clientes, meu trabalho era sempre finalizado em dia, eu batia metas, meus colegas sempre contavam comigo e me pediam ajuda. Eu assumia trabalho dos meus colegas para adiantar a equipe, enfim, eu tinha plena consciência de que eu era uma boa funcionária mas eu não era capaz de enxergar a pressão em cima de mim, por causa da tal promoção.
Uma vez a minha supervisora, inclusive passou por uma saia justa quando dava um feedback negativo a meu respeito para a gerência e o gerente me chamou na sala pra confirmar se era verdade tudo o que ele estava ouvindo (várias mentiras foram desfeitas ali e eu podia prová-las, inclusive).
Para resumir, meus dias ali estavam contados, finalmente eu já estava perto de avançar (por causa da bendita reunião que desmascarou a supervisora) mas ela aumentou a pressão em mim e eu sucumbi. Simplesmente, um belo dia eu estava tendo uma crise de ansiedade por conta do stress e pedi demissão. Não passava nada na minha cabeça naquele momento, eu simplesmente queria acabar com tudo aquilo que estava me matando e pra mim a forma de fazer isso era saindo da empresa.
(Detalhe que nesse mesmo dia, um colega pediu demissão para voltar para sua cidade natal e a nossa supervisora pediu para que ele esperasse um pouco já que tinhamos dois colegas de férias, a equipe ficaria desfalcada, mas quando eu pedi demissão, ela levantou e me encaminhou para sala de reunião imediatamente; me trouxe papéis para assinar, não me deixou despedir de ninguém, eu peguei minhas coisas e fui embora).
Por causa de um momento altamente estressante eu dei fim a uma carreira que seria muito promissora. Independente dos motivos que me levaram a isso, hoje olho pra trás e vejo como fez falta ter alguém pra conversar, na verdade o simples fato de entender que eu precisava conversar, esfriar a cabeça, respirar fundo, ter foco em onde eu queria chegar... Eu acredito piamente que se eu tivesse tomado um decisão com a cabeça fria, nada disso teria acontecido.
Se eu puder deixar um conselho para os meus colegas eu diria: nunca tomem uma decisão séria sem conversar com alguém, sem deitar a cabeça no travesseiro. Eu realmente tenho dificuldades em pedir ajuda, eu gosto de resolver tudo sozinha e por isso, não conseguia ver que eu precisava de ajuda, eu precisava urgentemente abrir o que estava se passando com alguém. Sair da cena, tomar um café, olhar pro céu, meditar, tantas estratégias existem para nos ajudar a controlar nossas emoções, coisa simples... mas eu não tinha noção de nenuma delas. Quantas coisas poderiam ser evitadas se a gente tivesse esse cuidado.
Fica aí meu relato :)