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O que aconteceu com o Surface ao criar um projeto Jetpack Compose?

Sou iniciante no desenvolvimento mobile utilizando o kotlin juntamente com o Jetpack Compose e percebi que comparando com os videos da Alura, o projeto recente criado possui o Scaffold dentro do setContent, mas nos videos é o Surface que é usado como padrão ao criar o projeto. Alguém saberia dizer o que houve como Surface e se existe alguma diferença entre os dois?

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Oi, Pedro. Tudo bem?

Surface

Surface é um componente básico no Jetpack Compose que permite definir a aparência de um contêiner. Ele é geralmente usado para definir a cor de fundo, elevação, forma, etc. É uma maneira de aplicar um estilo consistente a uma área do seu layout.

Scaffold

Scaffold, por outro lado, é um componente mais avançado e estruturado. Ele é projetado para ser a estrutura base de uma tela, oferecendo slots para componentes comuns de interface do usuário, como TopAppBar, BottomNavigation, Drawer, entre outros. Ele facilita a construção de telas complexas e consistentes.

Diferenças principais

  • Propósito: Surface é mais simples e focado em estilização de contêineres, enquanto Scaffold é uma estrutura completa para telas.
  • Uso: Surface é usado para aplicar estilos a partes específicas do layout. Scaffold é usado para organizar a estrutura de uma tela inteira, incluindo barras de navegação e outros componentes de interface.

A mudança que você notou reflete uma evolução nas práticas recomendadas para o desenvolvimento com Jetpack Compose. Scaffold oferece uma maneira mais estruturada e flexível de organizar telas complexas, o que pode ser mais adequado para muitos aplicativos modernos.

Um abraço e bons estudos.