Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

O "pior" seria o cliente não pagar o projeto ou rejeitar o projeto?

Pra mim os dois são igualmente ruins.

5 respostas

Fala. Gabriel

Tudo bem?

Não pagar pelo seu trabalho é quebra de contrato e, portanto, uma ação passível de sanção legal. Para evitar problemas desse tipo é fundamental manter registro por escrito (em e-mail ou aplicativo de mensagens) do escopo do projeto, do valor acertado e das formas de pagamento. Dessa forma, você estará se protegendo de más práticas.

Rejeitar, se for uma reprovação do material criado, faz parte do processo criativo. "Refazer" e "ajustar" são dois verbos com os quais o designer tem que estar acostumado, afinal de contas quando estamos trabalhando para um cliente ele é o dono do projeto. Contudo, é igualmente importante estar atento para pedidos abusivos, quantidade de alterações e período em que elas poderão ser pedidas: afinal, a contratação é para um serviço pontual, não para uma atividade de rotina.

Abraços

Olá, Todo trabalho tem um custo, um valor e um investimento. Como disse o Felipe, se o cliente se recusar a pagar, você pode processá-lo. Alterações devem estar previstas, mas quando não estão, deve procurar renegociar.

Ok, entendi! Mas, pra recorrer a justiça, eu não precisaria de um contrato assinado pela parte do cliente? ou só as provas bastam?

solução!

Quando não ha contrato, o que vale é especificamente o que diz na lei. Sendo realista, nossa "justiça" é muita flexível, Se você tiver as mensagens trocadas, ja serve para dar inicio. Nesse caso, é recomendado consultar um advogado, existem muitas faculdades que disponibilizam estudantes para te orientar em uma ação de pequenas causas.

Lembrando que o melhor caminho é sempre uma conversa ou renegociação. É mais vantajoso para ambas as partes.

grande abraço, espero ter ajudado

Concordo com o Demétrius: importante procurar sempre uma solução amistosa. Mas caso não haja resposta positiva, cabe ação legal. E sempre mantenha tudo registrado por escrito!

Bom lembrar também que um contrato não precisa ser uma complexa peça jurídica, mas um documento indicando o que é o projeto, quais são as entregas previstas, datas e prazos e valores acertados.

Abraços