Pra mim os dois são igualmente ruins.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Pra mim os dois são igualmente ruins.
Fala. Gabriel
Tudo bem?
Não pagar pelo seu trabalho é quebra de contrato e, portanto, uma ação passível de sanção legal. Para evitar problemas desse tipo é fundamental manter registro por escrito (em e-mail ou aplicativo de mensagens) do escopo do projeto, do valor acertado e das formas de pagamento. Dessa forma, você estará se protegendo de más práticas.
Rejeitar, se for uma reprovação do material criado, faz parte do processo criativo. "Refazer" e "ajustar" são dois verbos com os quais o designer tem que estar acostumado, afinal de contas quando estamos trabalhando para um cliente ele é o dono do projeto. Contudo, é igualmente importante estar atento para pedidos abusivos, quantidade de alterações e período em que elas poderão ser pedidas: afinal, a contratação é para um serviço pontual, não para uma atividade de rotina.
Abraços
Olá, Todo trabalho tem um custo, um valor e um investimento. Como disse o Felipe, se o cliente se recusar a pagar, você pode processá-lo. Alterações devem estar previstas, mas quando não estão, deve procurar renegociar.
Ok, entendi! Mas, pra recorrer a justiça, eu não precisaria de um contrato assinado pela parte do cliente? ou só as provas bastam?
Quando não ha contrato, o que vale é especificamente o que diz na lei. Sendo realista, nossa "justiça" é muita flexível, Se você tiver as mensagens trocadas, ja serve para dar inicio. Nesse caso, é recomendado consultar um advogado, existem muitas faculdades que disponibilizam estudantes para te orientar em uma ação de pequenas causas.
Lembrando que o melhor caminho é sempre uma conversa ou renegociação. É mais vantajoso para ambas as partes.
grande abraço, espero ter ajudado
Concordo com o Demétrius: importante procurar sempre uma solução amistosa. Mas caso não haja resposta positiva, cabe ação legal. E sempre mantenha tudo registrado por escrito!
Bom lembrar também que um contrato não precisa ser uma complexa peça jurídica, mas um documento indicando o que é o projeto, quais são as entregas previstas, datas e prazos e valores acertados.
Abraços