Os conceitos trabalhados em aula foram:
Identifique se há conflito em uma situação que você vivencia; Esse parte visa evitar que uma divergência inicial entre as pessoas envolvidas ganhem proporções maiores. Assim, devemos evitar a espiral do conflito.
Encare o conflito de forma objetiva e busque a resolução da divergência; A objetividade do conflito deve ser o foco e não os sentimentos, a forma como algo foi falado, o relacionamento prévio entre as pessoasl. Mantendo o objetivo do conflito claro, fica menos complicada a sua resolução.
Conheça os métodos alternativos de resolução de conflitos:
Arbitragem: seleção de um profissional de reconhecido saber na área ou um juiz para arbitrar a questão Autocomposição: as partes envolvidas negociam uma solução Conciliação: presença de um terceiro e que tem como objetivo propor alternativas para a solução dos conflitos. E mediação: também com a participação de um terceiro, mas sua função é a de viabilizar a conversa entre as partes envolvidas no conflito. 4) Ao aplicar a liderança mediadora, seu objetivo é comunicar de forma eficiente, com o foco em construir bons relacionamentos. Para que isso aconteça. é necesária uma comunicação assertiva e clara, com foco no problema e na construção de um ambiente harmonioso entre as pessoas. Para tanto, não se deve esquecer que os conflitos e ruídos de comunicação fazem parte do ambiente de trabalho e que o desenvolvimento das habilidades anteriormente colocadas são fundamentais para construção de relações mais saudáveis no ambiente de trabalho.