Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O emprego da visão sistêmica ou a espera por oportunidade?

No trabalho, há tarefas que são complicadas e muitas têm análogos. Não é a mesma coisa, mas são parecidas. Trato da consolidação de uma gestão de processo na minha empresa (que vai bem, por sinal) e há outro processo sem tratativa alguma. Meu chefe parece não querer me atribuir a responsabilidade dessa tratativa e ao mesmo tempo vê que os demais colegas não sabem ou não querem lidar com a responsabilidade. Por outro lado, ele não encara os fatos e deixa a coisa continuar na mesma. Fico numa situação desconfortável, não sei se devo alegar "visão sistêmica" e pedir o trabalho diretamente. Acho que essa iniciativa pode ser interpretada como exibicionismo pelos demais colegas, posso me "queimar" com invejosos e comprometer meu intra relacionamento na equipe. Até porque, se meu chefe me quisesse à frente, já teria tomado a iniciativa de me apontar como responsável.

E então? Minha postura é reativa ou proativa? Me parece que não depende de mim. E um passo na direção da proatividade pode sair caro demais. Algum direcionamento para a situação?

1 resposta
solução!

Walfred, quase todo ambiente de trabalho no qual estive inserida tem essas características. Passei por 4 empresas ao longo da minha carreira e pessoas que se destacam muitas vezes são vistas como exibicionistas e com inveja sim, infelizmente. Há uma grande diferença entre você se destacar por seu conhecimento, suas habilidades e se destacar por dizer amém a tudo o que o chefe fala ( o famoso "puxa saco", que só agrada ao chefe e irrita os colegas). Recomendo que faça cursos de desenvolvimento pessoal, liderança a partir de forças pessoais, autoconhecimento, criatividade e cursos relacionados. Concluí alguns aqui na Alura e tenho diversos na fila de espera. Talvez esteja faltando algo em suas atitudes para que a chefia te delegue mais confiança. Talvez seja a chefia que não se modernizou e não sabe gerir a equipe delegando mais autonomia. Há muito disso e eu sou autoconfiante, não temo o "não". Se eu acredito que sou capaz e que eu sei um outro jeito de fazer, eu vou levar até a chefia e vou argumentar e contra argumentar. Não vou querer vencer na insistência, mas nos fatos e levar os motivos pelos quais eu mereço um voto de confiança para fazer minha ideia dar certo. Esses cursos que citei com certeza vão te ajudar a ter uma visão mais ampla sobre si mesmo e a situação na qual se encontra e como conseguir aumentar a confiança da chefia em suas ideias.