1
resposta

O Dilema da Inovação

Bem, não me vem a mente algo para dizer sobre como os dois aspectos que Cristhensen relata que são os dois que fazem uma empresa fracassar no âmbito de inovação. Porém, creio que o 1) é desfavorável pois faz com que uma empresa so vise os melhores clientes, mas não todos. Busca a necessidade somente destes, em quanto o resto pode não ter suas necessidades atendidas. Pense comigo, se perguntarmos a uma pessoa hoje "Qual a sua necessidade?", acho que pelo menos uma ela vai citar; levemos em consideraação que sim, já, se no dia seguinte, você fizer o mesmo questionamento à mesma pessoa possa ser que haja uma necessidade diferente da relatada no dia anterior. Logo, desta forma, focar só na necssidade dos melhores clientes pode fazer com que a empresa perca seu foco no geral, pois há uma possibilidade de mudança de necessidades e, assim, se a empresa não for atenta a isso, pode perder clientela para outras empresas que estão em um mercado menor atendendo as necessidades de seus clientes menos significativos. Já o segundo ponto, possa ser que haja uma brecha não percebida: em inovações radicais, por exemplo, não se sabe ao certo o retorno do investimento, somente possa haver previsões, já que o produto ainda não existe. E, será que todas as inovações vão trazer o retorno previsto?

obs: Tudo que coloquei são conclusões minhas, por favor, corrija se estiver errado; tudo que estiver errado!

1 resposta

Boa noite Felipe!

Como você mencionou, concentrar-se apenas nas necessidades dos melhores clientes pode fazer com que uma empresa perca de vista outras oportunidades de mercado. Isso ocorre porque as necessidades dos clientes podem mudar rapidamente e, ao focar apenas nos clientes principais, a empresa pode não perceber as mudanças nas necessidades de outros segmentos do mercado. Um exemplo prático disso é o caso da Kodak, que focou tanto em seus clientes de filmes tradicionais que não percebeu a crescente demanda por câmeras digitais até que fosse tarde demais.

As inovações radicais são imprevisíveis, e muitas vezes, as empresas podem hesitar em investir nelas devido à incerteza do retorno. No entanto, essas inovações podem criar novos mercados ou transformar completamente os existentes. Um exemplo é a Apple com o iPhone, que foi uma inovação radical e transformou o mercado de celulares, mesmo que inicialmente houvesse incertezas sobre seu sucesso.

Conte sempre com o apoio da Alura na sua jornada.

Abraços e bons estudos!