Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

O desafio da atenção

A sociedade ocidental fez uma opção pelo imediatismo, pelo instantâneo! A leitura sugerida sobre a pesquisa, apenas ratifica essa superficialidade, essa necessidade do "agora"... Nós refletimos muito pouco, ou nada. Se ampliarmos essa sensação, essa percepção da falta de atenção, começamos a entender a violência, a dificuldade de aceitar o próximo, de amar, de aceitar as perdas... queremos tudo e não oferecemos nada. É preciso uma pausa, estabelecer prioridades.

1 resposta
solução!

Olá, Elias! Como vai?

Entendo sua preocupação e reflexão sobre a questão do imediatismo e a falta de atenção na nossa sociedade atual. É realmente um desafio grande, especialmente considerando o impacto que isso pode ter em vários aspectos da nossa vida, incluindo nossas relações interpessoais e nosso bem-estar emocional.

A aula e o artigo recomendado pela colega Mirian Regina Patzlaff destacam exatamente essa questão. A pesquisa mencionada na aula sugere que a prática de responder instantaneamente a e-mails e mensagens pode reduzir nossa capacidade de atenção e dificultar tarefas importantes para nosso futuro e sucesso. O artigo complementa essa ideia, indicando que a atenção dos humanos é, surpreendentemente, menor que a de um peixinho dourado.

Acredito que sua reflexão sobre a necessidade de uma pausa e de estabelecer prioridades é muito pertinente. Em um mundo cada vez mais acelerado e imediatista, é essencial que possamos encontrar maneiras de desacelerar, focar em uma tarefa de cada vez e priorizar o que realmente importa.

Por exemplo, podemos tentar estabelecer momentos específicos do dia para checar e responder e-mails e mensagens, em vez de fazer isso de forma contínua ao longo do dia. Isso pode nos ajudar a manter nossa atenção focada nas tarefas que estamos realizando e a reduzir a sensação de estarmos sempre "correndo atrás" das coisas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software