Olá!
Se o produto ou serviço em que você trabalha passa por diversas pessoas para chegar do Ready ao Done, cada uma com uma função específica, muito provavelmente vai fazer sentido pensar em montar um time multidisciplinar que ataque o produto do início ao fim e entregue valor para o cliente.
Dá para citar zilhões de benefícios ao se trabalhar com essa estrutura, não importa a área. Eu mesmo tenho a experiência de ser Agilista em um time assim na criação de conteúdos de ensino. No time tem pessoas instrutoras, revisoras, produtoras de vídeo, designers, coordenadoras. E, gente, é bom, vale a pena. É possível ter trocas riquíssimas com diversos pontos de vista para criarmos um produto melhor.
Temos alguns desafios, como por exemplo,
- Mudança de mentalidade, se estiver no começo da transformação ágil e reestruturação dos times.
- Dependendo da complexidade do produto e do processo, pode demorar um pouco para as pessoas se adaptarem.
- Tem também uma necessidade bem maior de comunicação, alinhamento de expectativas e restrições, afinal o foco é quase total na entrega de valor e as documentações ficam em segundo plano.
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
E tá tudo bem! Até porque as mudanças acontecem da noite para o dia, mas tudo isso precisa ser muito bem comunicado e alinhado. Por isso a necessidade de conversas individuais, retrospectivas, reviews e uma liderança presente e em sintonia com esse novo paradigma.
Responder a mudanças mais que seguir um plano
Espero ter contribuído para essa discussão.
Abraço!!