2
respostas

O caso Spotify: arquitetura empresarial Lean-Ágil

  • A arquitetura Lean-Ágil do Spotify: revolução no desenvolvimento de produtos?

Nesta aula aprendemos sobre a arquitetura Lean-Ágil do Spotify e é fascinante como eles combinaram os princípios Lean e as metodologias Ágeis para impulsionar a inovação. Mas será que essa abordagem pode ser aplicada em outras empresas? O que você acha?

Também gostaria de saber se alguém aqui já teve experiência prática com essa abordagem. Quais foram os desafios enfrentados? Os benefícios superaram as expectativas?

2 respostas

Olá, Dani!

O que me pareceu mais interessante foi entender como funciona a dinâmica de chapter, tribo e squad. Imaginando que o encontro de diferentes chapters pode ser muito útil para a resolução de problemas nas diversas squads. Esse modelo me parece valorizar a diversidade de cada pessoa, uma vez que os diversos grupos interagem entre si e se pode adquirir vários insights legais nas diversas trocas.

Respondendo sua pergunta, acredito sim que esse método pode ser trabalhado em outras empresas, sobretudo de tecnologia, mas não somente. Trabalhei 1 ano em uma empresa de aplicativo de conciliação financeira e o modelo de gerenciamento dos projetos variou entre scrum e kanban, também dentro da cultura lean-ágil.

Olá!

Se o produto ou serviço em que você trabalha passa por diversas pessoas para chegar do Ready ao Done, cada uma com uma função específica, muito provavelmente vai fazer sentido pensar em montar um time multidisciplinar que ataque o produto do início ao fim e entregue valor para o cliente.

Dá para citar zilhões de benefícios ao se trabalhar com essa estrutura, não importa a área. Eu mesmo tenho a experiência de ser Agilista em um time assim na criação de conteúdos de ensino. No time tem pessoas instrutoras, revisoras, produtoras de vídeo, designers, coordenadoras. E, gente, é bom, vale a pena. É possível ter trocas riquíssimas com diversos pontos de vista para criarmos um produto melhor.

Temos alguns desafios, como por exemplo,

  • Mudança de mentalidade, se estiver no começo da transformação ágil e reestruturação dos times.
  • Dependendo da complexidade do produto e do processo, pode demorar um pouco para as pessoas se adaptarem.
  • Tem também uma necessidade bem maior de comunicação, alinhamento de expectativas e restrições, afinal o foco é quase total na entrega de valor e as documentações ficam em segundo plano.

Software em funcionamento mais que documentação abrangente

E tá tudo bem! Até porque as mudanças acontecem da noite para o dia, mas tudo isso precisa ser muito bem comunicado e alinhado. Por isso a necessidade de conversas individuais, retrospectivas, reviews e uma liderança presente e em sintonia com esse novo paradigma.

Responder a mudanças mais que seguir um plano

Espero ter contribuído para essa discussão.

Abraço!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software