Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Nota fiscal paulistana

Olá

Ao estudar o curso de empreendedorismo, foi abordado vários tipos de abertura de empresa, sob vários pontos de vista.

Entretanto, há barreiras, sobretudo financeiras, para empreendedores não formalizados (freelancers). Claro que sempre há um investimento inicial e trabalhamos para a sobrevivência da empresa. Mas uma outra opção que não foi citada para empreendedores iniciantes que não dispõe capital substancial foi a Nota Fiscal Paulistana: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/fazenda/noticias/?p=9327

Em resumo, qualquer profissional autônomo pode emitir nota fiscal. Acredito que a curto prazo se torne uma vantagem para os profissionais com as características que citei.

A questão é quais as vantagens e desvantagens de utilizar o recurso? Qual a alíquota para isso e seu respectivo enquadramento?

3 respostas

Oi Thiago,

Obrigada por compartilhar o seu comentário, ele foi bem importante.

Vou encaminhar para o time de revisão checar.

solução!

Caro Thiago,

Obrigado pela postagem e parabéns pelo espírito de empreendedor eficiente associado ao teor da sua pergunta.

Sobre a possibilidade de qualquer profissional autônomo emitir nota fiscais, hoje ela já é uma realidade em todo o país desde que este profissional abra uma MEI para prestação de serviços ou venda de produtos. O que sem dúvida gera uma maior valor líquido final sobre um faturamento, do que se por exemplo o profissional emitir um RPA (recibo de prestação autônomo) ao invés da NFe.

Este exemplo que você citou de NFe é um dos diversos incentivos que são providos a empresas por Órgãos de Governo, no seu caso a Prefeitura da Cidade da SP.

Estes incentivos são importantes para atrair empreendedores a estabelecerem as sedes de seus negócios em determinada região visando absorver incentivos fiscais, conforme este citado na incidência da alíquota de ISS.

Sobre a questão de vantagens e desvantagens, pense no consumidor do serviço ou produto que ao obter um item com sua empresa, recebe também a possibilidade de acumular crédito para abatimento do IPTU dele. Você concorda que esta seria um marketing positivo para atrair e gerar benefício adicional deste consumidor com você?

Em termos de desvantagem, seria a necessidade de você ter que criar a manter um processo para manter seu cadastro com o Governo/Prefeitura sempre atualizado para poder usufruir do benefício e também realizar a emissão da NFe tendo seu cliente como beneficiário sempre ativo e tempestivo.

Por fim, sobre a alíquota de enquadramento que incide numa NFe, isto varia em função da localidade de onde sua empresa prestou o serviço, da política de incentivo associada a natureza econômica do seu negócio e ao volume de faturamento anual.

Enfim, como empreendedor é importante para todos conhecer estas possibilidades e oportunidades de inteligência fiscal que surgem no mercado para maximinizar os lucros de seus negócios.

Mas lembre-se tenha sempre um diálogo aberto com contadores e advogados que tem toda uma formação e especialização para te orientar no sucesso financeiro da sua empresa.

Bons estudos e negócios!

Oi Fernando

Muito obrigado pela sua reposta.

Enquanto minha dúvida ainda não havia sido sanada, eu estava pesquisando a respeito.

Bem sempre é bom estar regulamentado e operando perante a lei. Quanto há isso não há dúvida.

A principal vantagem de emitir nota fiscal nestes padrões com certeza esta no benefício do do cliente abater o imposto do IPTU. Outro grande fator que for o diferencial é que gastos/despesas que a empresa tenha (no meu caso, licensiamento de software, curso online de treinamento, etc) pode ser usado para abatimento no IR.

A grande desvantagem é justamente o IR que pode começar com 15% do faturamento. Ou seja, extremamente pesado. Para efeito de comparação o imposto de Empresário Individual começa com 6% e pode chegar a 15% dependendo do enquadramento.

Por recomendação do instrutor do curso e dos colegas da Alura já estou contando escritórios de contabilidade e de Advocacia.

De qualquer forma muito obrigado pela atenção e pelos votos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software