Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Node JS ou GO?

Bom dia Flávio,

Já fiz vários cursos no Alura, estou dedicando todo meu tempo para aprender as melhores tecnologias para desenvolvimento WEB de alta concorrência... tenho um projeto que quero desenvolver no seguinte contexto, client(hardware em rede) ---> webservice <--- client(app mobile). Estava pesquisando sobre desempenho e robustês, cheguei a uma conclusão de quais tecnologias usar: Redis, MySQLServer*, NodeJS(Express), Cordova, C. Porém, ao pesquisar sobre o co-fundador do Node, me deparei com o seguinte: "Nosso amigo TJ, migrou para GO.". Já aprendi um pouco sobre a linguagem GO, simplesmente fácil de entender e muito poderosa, e ao pesquisar mais sobre desempenho de concorrência, me deparei com alguns assuntos sobre "CPU bound" e "I/O bound", mas indo mais afundo me deparei com testes práticos próximos a realidade e os resultados foram: Elixir > Clojure > Go > Node. Obs.: Fiz curso de Clojure aqui no alura para conhecer a linguagem, também corri em aprender Go, e realmente, é muito fácil de programar em qualquer uma dessas linguagens, cada um com seu paradigma. Nesse cenário, onde terei um webservice que fará a ponte de comunicação entre clients n n(muitos pra muitos) o que devo fazer? Continuar aprendendo afundo e implementar Node, ou devo migrar para Go?

2 respostas
solução!

Olá. Ele migrou porque os problemas que ele desejava resolver eram melhores resolvidos com Go (problemas dele, do TJ).

Não há essa leitura de ir de Node.js para Go como você entendeu. O que há são problemas que o Node.js não resolvem tão bem como Go e vice-versa.

JavaScript é a linguagem mais popular do mundo e esta em primeiro lugar no ranking das mais usadas. É um fator preponderante.

Abraço Diego! Sucesso e bom estudo!

Muito obrigado pelo "callback"! xD

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software