Por que no templete do TAP, fornecido pelo curso, sai do item 2 para o 5, estaria entre eles o escopo?
obs: me desculpe se eu tiver antecipando algo que será esclarecido nas próximas aulas.
Por que no templete do TAP, fornecido pelo curso, sai do item 2 para o 5, estaria entre eles o escopo?
obs: me desculpe se eu tiver antecipando algo que será esclarecido nas próximas aulas.
Caro Regielberson,
Obrigado pela sua postagem!
Bem observado, na verdade havia um erro no índice gerado automaticamente pelo Word que quando atualizamos o documento cortou o número 3, mas agora já corrigimos os 2 arquivos (template e caso prático), com a numeração indo de 1 até 3.
Agradecemos sua atenção e colaboração no encaminhamento deste ponto!
Bons estudos!
No TAP deve constar o escopo e não escopo do projeto?
Caro Regielberson,
Obrigado pela sua postagem!
No momento da elaboração do TAP ainda não são conhecidos detalhes do escopo do projeto, por isso a especificação do escopo não aparece no TAP.
De fato, a definição do escopo só ocorre mais a frente usando inclusive o TAP como um importante input.
Bons estudos!
Então,
Eu trabalho numa empresa de Ti que fornece serviços para o setor público. Esses fornecimentos são regidos por regras estabelecidas em editais. Inclusive, essas informações do TAP constam nesses documentos.
Minha pergunta pra quem tem experiência: Há diferença nos artefatos quando é o setor público o patrocinador? Não seria retrabalho gerar estes uma vez que os termos já existem previamente???
Aguardo!
Caro Regielberson,
Obrigado pela sua nova postagem!
Quando o "originador" da demanda é um Órgão do Setor Público, de fato temos alguns particularidades a tratar em nível de elaboração de artefatos que não temos no setor privado.
Se não vejamos...no setor privado geralmente existe mais flexibilidade para o fornecedor propor o conteúdo e formato dos artefatos, considerando que o escopo básico de sua contratação geralmente é desenhado por uma proposta técnica emitida pelo próprio fornecedor e posteriormente validada e aceita pelo cliente.
Já no caso do setor público os artefatos tendem a ter menos espaço para produção e customização, devido ao fato do fornecedor ter que seguir "friamente" o que é pedido no edital e anexos já definidos desde o certame licitatório.
Em outras palavras, no caso do setor público o conteúdo contido nos artefatos necessariamente tem que serem gerados exclusivamente, a partir do que está especificado no edital de contratação. Ou seja, se quisermos por exemplo fazer um Termo de Abertura num projeto do setor público temos que considerar o input do que está escrito do edital.
Desta forma, salvo se for previsto no edital gerarmos artefatos, como por exemplo o Termo de Abertura, não valeria a pena o gerarmos, devido a ausência de valor e "força de aplicação" do mesmo num projeto num Órgão público.
Mesmo assim, aqui cabe por exemplo por meio de uma Governança e documentações como atas de reuniões, envolvendo representantes do contratante (setor público) e contratado (fornecedor) serem efetuados, sempre que existir necessidade registros de pontos relevantes para acompanhamento e gestão do projeto , os quais num projeto do setor privado estariam contidos em artefatos do projeto .
Bons estudos!