Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Nível de Maturidade do Time

Nesta parte do curso é citado o fato de alguns líderes técnicos, neste caso o Scrum Master, virarem "babás" do time. Já participei de times independentes, que bastava acompanhar as entregas e identificar desvios, e já trabalhei, com mais frequencia, infelizmente, com times mais dependentes. Era necessário dar soluções e por vezes indicar a melhor forma de implementar. Isso ocorria por N motivos, como nível de senioridade e falta de foco. É notório que isso ocorre em qualquer empresa e eu, no papel de líder técnico, preciso ajudar! Na opinião de vocês, como fazer isso sem ferir as boas práticas do Scrum? Entendo que serão várias interações até a equipe evoluir em maturidade (entenda aqui, não estou falando dos profissionais, mas dos processos bem definidos, visibilidade sobre as boas práticas, coaching), como medir essa evolução? O Scrum tem algum padrão pra isso?

2 respostas
solução!

Olá Rafael,

como o Scrum é um framework, ele diz muito o que um time deveria fazer, mas quase nunca como fazer.

Na forma como o Scrum Master foi pensado no Scrum, no fundo o objetivo dele é ser a pessoa cujo o papel será inútil no time depois de um tempo. Só que inútil no sentido que o time adquiriu uma maturidade tão grande que consegue se auto-gerir sozinho e inclusive resolver impedimentos sem a necessidade de uma figura para fazer isso. Tanto que uma discussão que ocorre bastante hoje na comunidade ágil é que quando o papel Scrum Master se torna inútil, a ideia é que o S.M. vire um Agile Coach.

Quando o time é muito imaturo, principalmente em experiência com agilidade e processos de desenvolvimento, não tem problema o S.M. ser quase uma babá. Inclusive é papel do S.M. estar constantemente ensinando o Scrum e agilidade para as pessoas, para que no futuro elas serem capazes de se viraren sozinhas. E se o time já tem maturidade e nem precisa mais de uma figura de S.M., talvez já seja o momento do time tirar este papel e colocar uma nova figura do agile coach.

Quanto a parte de medir a maturidade do time, existe um estudo muito interessante de um agilista e psicólogo chamado Lucas Green que está estudado sobre os 4 estágios de maturidade dos times de desenvolvimento e como medir em qual estágio o seu time está. Este link tem os artigos do Lucas Green sobre o assunto.

Excelente!

Muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software