Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

NextJs e a reinvenção da roda?

No último texto da formação React temos um artigo falando sobre o NextJS, e a grande novidade, pasmem, é renderização server-side, porque descobriu-se que encher o cliente de javascript às vezes não é uma coisa tão legal!! mas quando surgiram os SPA's não era exatamente um dos "problemas" que frameworks como React ou Angular vinham para resolver? porque se bem me lembro o bacana da tecnologia era já carregar toda a parte visual no cliente e trafegar apenas os dados. A solução é voltar para uma solução que PHP ou Java já fazem a 15 anos atrás?

1 resposta
solução!

Olá, Ricardo! Tudo bem?

Realmente, eu concordo totalmente com essa reflexão. Recomendo esse episódio do Hipsters Ponto Tech sobre Next.js. Não sei se foi aí, mas em algum momento vi o próprio Paulo fazer esse questionamento.

Eu acho que hoje em dia o cliente absorveu tanta responsabilidade, que o SSR voltou a ser interessante, e de maneira muito transparente usando o Next, ou o Nuxt (baseado em Vue).

De toda forma, o Next é bem flexível, permitindo a geração de páginas estáticas e páginas "dinâmicas". Você pode configurar algumas maneiras de atualizar os dados de páginas dinâmicas que são entregues de maneira estática, entre algumas outras vantagens.

Para aqueles que gostam de SSR, o Next é uma nova alternativa, e por trás de todo o hype (que virou comum no front-end), pode ser uma boa tecnologia.

Abraço!