Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Não entendi exatamente a utilidade do Exception

Não entendi a utilidade prática do Exception.

Não é a mesma coisa que botar um if (condição correta pra rodar o programa) e depois um else e aí um System.out.println(“Explicação do erro ocorrido”) ??

Observação - estudei apenas o curso de C e estou fazendo o curso geral de Java pra ter uma noção geral da teoria e depois partir pra prática programando em si e fazendo todos os exercícios.

5 respostas
solução!

Eduardo, olha esse link aqui. A explicação é ótima.

E aí Eduardo, conseguiu entender?

Mais ou menos na verdade. Depois vou ler com mais calma pra ver se entra na cachola.

Exception no Java é quando algo inesperado acontece no seu código.

Por exemplo, você tenta acessar um atributo de um objeto nulo, você terá um exceção que no caso é um NullPointerException. Neste caso é um RuntimeException, ou seja, um erro que ocorre apenas em tempo de execução da sua aplicação.

Outro exemplo é tipar uma exceção para tratar dados de negócio. Um erro de negócio, como criar uma classe SaldoIndisponivelException, quando uma pessoa tentar sacar e não tiver saldo, você retorna uma exceção porque algo de anormal aconteceu, por exemplo, a pessoa está sem saldo.

Espero que tenha tentado ajudar.

Qual a diferença entre isso e eu usar um If ( algo acontecer) escreva "Erro XYZ"); ?? Na prática vai ser a mesma coisa, certo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software