1
resposta

Não entendi a explicação

Boa noite, eu não consegui entender como o limit ajuda na busca com o número aleatório na tabela de cliente.

1 resposta

Oi, Marcos! Tudo bem?

Desde já, peço desculpas por demorar a te responder.

O comando LIMIT é utilizado para limitar a quantidade de registros que serão retornados em uma consulta, observe o comando abaixo:

SELECT * FROM tabela_de_clientes
LIMIT 10;

Por meio do SELECT acima e do uso do LIMIT, limitamos a quantidade de registros de tabela_de_clientes que aparecerá na visualização — neste caso, utilizamos o valor 10 como limite, o que significa dizer que serão apresentados apenas 10 clientes.

Agora, note outro comando:

SELECT * FROM tabela_de_clientes
LIMIT 10, 1;

Além do número 10, adicionamos uma vírgula e o número 1. Com isso, estamos dizendo que, na consulta, só deverá aparecer o cliente posterior aos 10 primeiros registros da tabela (ou seja, o cliente de posição 11).

Dessa maneira, conseguimos, a partir de qualquer valor de posição, pegar um registro específico de tabela_de_clientes.

O número 10 representado nos exemplos acima faz referência à variável num_aleatorio, a qual criamos durante a aula. Caso o número retornado pela função seja igual a 5, por exemplo, significa dizer que queremos visualizar o cliente da linha 5 da nossa tabela.

No entanto, como vimos anteriormente, ao usar LIMIT numero_qualquer, 1, temos como retorno o registro posterior às linhas delimitadas por numero_qualquer. Portanto, se usássemos diretamente o número 5, iríamos receber o cliente da linha 6!

Para resolver esse problema, precisa-se diminuir de 1 o valor de num_aleatorio. Com isso, ele passará de 5 para 4, chegando no seguinte comando:

SELECT CPF INTO vRetorno FROM tabela_de_clientes
LIMIT 4, 1 # 4 representa a variável num_aleatorio

Inicialmente, a consulta irá limitar a visualização para somente os 4 primeiros clientes de tabela_de_clentes. Como adicionamos uma vírgula e 1, será retornado, na realidade, o cliente posterior aos 4 primeiros, isto é, o cliente de número 5 — justamente o que queríamos desde o início!

Marcos, espero que tenha ficado mais claro o uso do LIMIT neste cenário de obtenção de um cliente de forma aleatória. Caso surjam novas dúvidas, fico à disposição!

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software