6
respostas

Não consigo utilizar o git clone no WSL "Fatal: unable to access"

Bom dia, boa tarde, boa noite.

Não estou conseguindo progredir no curso de Cypress por conta desse erro que consta ao utilizar o Git clone. Me deparo com o erro: fatal: unable to access 'https://github.com/asdf-vm/asdf.git/' : Could not resolve host: github.com

Estou no ponto do vídeo onde ensina a instalar o "asdf" pelo WSL. (https://cursos.alura.com.br/course/cypress-automatizando-testes-e2e/task/154452)

Alguém poderia me ajudar com essa questão, por gentileza?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

6 respostas

Bom dia, Pablo! Tudo bem?

Como alternativa, recomendo que instale o NVM, que também é um gerenciador de versões do Node e funciona relativamente parecido como o asdf.

OBS: para evitar possíveis conflitos, desinstale o Node que você havia instalado no seu computador.

1. Baixar o arquivo do NVM para o seu sistema com o comando:

curl -o- https://raw.githubusercontent.com/nvm-sh/nvm/v0.40.1/install.sh | bash

2. Adicionar uma variável de ambiente para endereçar o comando nvm para o executar o NVM instalado:

export NVM_DIR="$([ -z "${XDG_CONFIG_HOME-}" ] && printf %s "${HOME}/.nvm" || printf %s "${XDG_CONFIG_HOME}/nvm")"
    [ -s "$NVM_DIR/nvm.sh" ] && \. "$NVM_DIR/nvm.sh" # This loads nvm

3. Agora, para usar ele não é muito diferente do asdf, use o comando nvm install 16.13.1 para instalar essa versão do Node e nvm use 16.13.1 para usá-la;

4. Feche e reabra todos os Prompts de Comando ou VScode que você tenha aberto para que as alterações tenham efeito.

Espero ter ajudado a resolver o seu problema.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigado pelo retorno, Mestre Armano.

Mas infelizmente, no primeiro passo já da esse erro novamente.

Seria recomendado instalar uma maquina virtual com linux e partir daí? Ou devo me deparar com o mesmo problema?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde, Pablo! Peço desculpa pela demora em responder.

Esse erro pode acontecer por diversos motivos, então pode não ser tão simples de resolver, mas não se preocupe que vamos tentar todos que são mais comuns.

1. Ele pode ser causado se você estiver tentando rodar esse comando em uma rede de trabalho ou faculdade, já que a rede disponibilizadas nesses locais bloqueiam certo tipos de conexões para evitar invasões. Se for o seu caso, recomendo tentar instalar o NVM quando estiver em casa.

2. Você tem o git instalado no seu sistema? Caso não tenha ele acaba gerando esse tipo de problema, já que é necessário para baixar o projeto que tem o instalador. Você pode verificar se o git está instalado rodando o comando which git e ele retornará o caminho até o executável do git.

E no caso de não haver o git no seu sistema, rode o comando sudo apt install git para instalar ele.

Espero que alguma dessas soluções resolvam a sua situação!

Olá, Mestre Armano.

Infelizmente não foram esses os caso. Pois só estudo no PC pessoal e tenho o Git instalado.

Mas obrigado pelo retorno.

Vou tentar outras maneiras e tendo sucesso em algum dos testes retorno com a solução que pode ajudar alguma outra pessoa que possa estar passando pelo mesmo problema.

Olá Pablo,

Você consegue acessar o github.com direto pelo navegador que você utiliza?

Você está usando seu computador pessoal na sua rede de casa/celular ou em uma rede externa/empresa?

dentro do wsl execute o comando "cat /etc/resolv.conf " e compartilhe o conteúdo.

Olá, Cleiton! Obrigado pela disposição em ajudar. Eu ainda estou travado nessa parte.

Eu consigo acessar o github.com normalmente no Opera e no Chrome.

Estou usando meu computado pessoal e minha rede é doméstica.

Print solicitado: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade