Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

11
respostas

Name Error

Estou fazendo um projeto de analise de dados, e estava tudo ok. porem agora esta dando erro. pode ter caido a rede do banco de dados? tem haver? display(tabela["cancelou"].value_counts()) display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True)) display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True).map("{:.1%}".format))

NameError Traceback (most recent call last) Cell In[1], line 3 1 # Passo 4: Análise inicial dos dados (entender como estão os cancelamentos) ----> 3 display(tabela["cancelou"].value_counts()) 4 display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True)) 5 display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True).map("{:.1%}".format))

NameError: name 'tabela' is not defined

11 respostas

O erro NameError: name 'tabela' is not defined significa que a variável tabela não está definida. Isso pode acontecer por vários motivos, como:

• A variável tabela não foi declarada.
  • A variável tabela foi declarada, mas não foi inicializada.
  • A variável tabela foi inicializada, mas não está mais no escopo atual.

Para corrigir o erro, você precisa verificar se a variável tabela foi declarada e inicializada. Se não estiver, você precisa declarar e inicializar a variável. Se a variável estiver declarada e inicializada, mas não estiver mais no escopo atual, você precisa trazer a variável para o escopo atual.

No seu caso, o erro está ocorrendo porque a variável tabela não está declarada. Você pode corrigir o erro adicionando a declaração da variável tabela no início do seu código. Por exemplo:

# Declara a variável `tabela`
tabela = pd.read_csv("meu_arquivo.csv")

# Exibe a contagem de valores na coluna `cancelou`
display(tabela["cancelou"].value_counts())

# Exibe a contagem normalizada de valores na coluna `cancelou`
display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True))

# Exibe a contagem normalizada de valores na coluna `cancelou` formatada como porcentagem
display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True).map("{:.1%}".format))

Espero que isso ajude! E se te ajudou marca como solucionado

oi Francisco, obrigada pelo retorno.. essa etapa eu fiz.. qdo eu chego no groupby... para solicitar a media de contrato (mean)ele da erro

display(tabela.groupby("duracao_contrato").mean())

Coloca o código todo para poder avaliar melhor.

import pandas

tabela = pandas.read_csv("cancelamentos (2).csv")

Passo 2: Visulaizar a base de dados

deletar algumas infos, pois informação desmecessária pode atrapalhar

linha -> axis = 0

#coluna -> axis = 1

tabela = tabela.drop("CustomerID",axis = 1) display(tabela)

Passo 3: resolver tratamento de erros (resolver erros na base de dados)

display(tabela.info())

tratar valores vazios

tabela = tabela.dropna() display(tabela.info())

Passo 4: Análise inicial dos dados (entender como estão os cancelamentos)

display(tabela["cancelou"].value_counts()) display(tabela["cancelou"].value_counts(normalize=True).map("{:.1%}".format))

display(tabela["duracao_contrato"].value_counts()) display(tabela["duracao_contrato"].value_counts(normalize=True).map("{:.1%}".format))

display(tabela.groupby("duracao_contrato").count())

Olá Marcela. Eu acho que está faltando o import do display.

from IPython.display import display

Recomendo utilizar nomes diferentes para as variáveis quando for uma alteração de remoção, como o drop do CustumersID que recebeu o mesmo nome da variável tabela inicial. Quando for realmente eliminar uma variável utilize inplace=True na função drop

dados = tabela.drop("CustomerID", axis=1, inplace=True)

entao.. mais só travou

Onde você baixou esse cancelamento.csv pode ser uma situação no dataframe, envia o link aqui por favor.

olá, enviado a planilha, obrigada

verifica se foi o arquivo

Apareceu não, envia o link dela aqui

Olá, realmente Francisco. É importante verificar o csv para garantir que os dados estão corretamente formatados. As vezes estamos fazendo um over thinking do problema e é só o dataset faltando virgulas.