Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Bug] vs Code aplicação de códigos travou o .py

Boa tarde!
Eu vinha treinando no Vs code e acredito que fiz alguma manipulaçao errada em uma das linhas que travou o .py qdo eu rodo. ele não lança ela no terminal. Se alguém puder ajudar eu agradeço

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

5 respostas

Ei! Tudo bem, Fabiana?

Pela imagem o seu código em Python não está travado, na verdade, ele está aguardando você interagir com ele no terminal.

Olhando a última linha do seu terminal, aparece a mensagem: Escreva cor camisa: █. Isso acontece porque, existe um comando input() pedindo para você digitar a cor da camisa. O programa fica pausado nessa linha até que você digite algo e aperte a tecla Enter.

Para resolver isso e fazer o restante do código rodar, basta seguir estes passos:

• Clique com o mouse dentro da área preta do Terminal (logo após os dois pontos de Escreva cor camisa: ).

• Digite qualquer cor (por exemplo: Azul) e aperte a tecla Enter do seu teclado.

• O código continuará a execução e vai pedir o nome e a idade nas linhas seguintes (input('Qual é o seu nome: ')), até chegar na mensagem da Maria.

Se você quiser rodar direto a parte da Maria sem precisar digitar nada no terminal toda vez, você pode "comentar" as linhas que têm o comando input() colocando um símbolo de hashtag (#) antes delas.

Espero que dê certinho, qualquer dúvida compartilhe conosco.

Bons estudos e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Oi Nathalia,
Tudo bem?

Eu fiz isso, todavia ele não rodou, eu pratiquei a função input()...inseri a palvra depois enter e ele travou. Ai decidiapagar as linhas e nalisr o Python interpreter q tb estavam ok e a instalação...
Dei um exit() e fiz outras açoes que eu não lembro mais e rodou kkkkk uffa!

Dúvida (segue imagem em anexo)
Eu usei novamente o input(), foi ok a execução, todavia qdo eu escrevo em outra linha e dou o comando print('ola') por exemplo o python me pede para reinserir toda vez o que foi dado como comando no input() para poder imprimir. Isso é normal? a cada vez q eu for imprimir algo ter q dar o comando no terminal?

Continuei a treinar mais um pouco e realmente vi que cada vez que vc vai executar o py pede que vc lance o verbo do comando anterior, como o python lê a partir das linhas de cima, a minha pergunat é:
há uma possibilidade de finalizar esse pedido continuo do verbo que foi dado como comando anteriormente e já executado para que ele imprima as impressoes seguintes? pq cada vez q vou imprimir ele pede novamente. Tem como sair desse comando para poder imprimir as linhas seguintes sem ter q preencher a saída a cada vez?
agradeço desde ja

solução!

Ei! Tudo bem, Fabiana?

Que ótimo que você conseguiu destravar o terminal na primeira vez!

Sobre a sua dúvida no VS Code: sim, esse comportamento é totalmente normal, e a explicação está justamente no que você mesma observou. O Python sempre lê o arquivo .py de cima para baixo, do início ao fim, toda vez que você clica para executar (dar o "Play").

Como a função input() está logo no começo do seu código, toda vez que o arquivo é rodado, o Python executa essa linha novamente e fica parado esperando você digitar algo. Ele não "lembra" que você já respondeu isso na execução anterior; cada clique no Play é um recomeço do zero.

Uma forma de contornar isso é comentar a linha do input(), colocando a hashtag (#) antes da linha do input(), isso a tornará em um comentário e o Python vai ignorá-la.

Outra forma, é usar o Jupyter Notebook dentro do VS Code, pois ele vai te dar um layout semelhante ao do Google Colab, tendo blocos para rodar os códigos de forma independente.

E mais uma opção, é em vez de rodar o arquivo inteiro, você pode selecionar apenas a linha do print('ola'), clicar com o botão direito e escolher "Executar Seleção/Linha no Terminal Interativo" (ou usar o atalho Shift + Enter). Isso abre uma janela ao lado onde você pode testar códigos linha por linha, sem reiniciar o arquivo todo.

Espero ter ajudado e conte sempre consoco para te ajudar, abraço!

Conteúdos para complementar seus estudos
Esse conteúdo pode estar em inglês, para traduzi-lo utilize o tradutor automático do navegador ou clique com o botão direito do mouse sobre a página e selecione a opção Traduzir para o português.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Nathalia!!!!
Muito obrigada pelas dicas! foram excelentes!!!
Vou aplicá-las!

ps: Eu pedi no seu perfil do linkedin para me conectar com vc. Vou fazer isso com outros colaboradores da Alura caso vc não queira, não há absolutamente problema e mais uma vez obrigada!