Boa tarde!
Eu vinha treinando no Vs code e acredito que fiz alguma manipulaçao errada em uma das linhas que travou o .py qdo eu rodo. ele não lança ela no terminal. Se alguém puder ajudar eu agradeço
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde!
Eu vinha treinando no Vs code e acredito que fiz alguma manipulaçao errada em uma das linhas que travou o .py qdo eu rodo. ele não lança ela no terminal. Se alguém puder ajudar eu agradeço
Ei! Tudo bem, Fabiana?
Pela imagem o seu código em Python não está travado, na verdade, ele está aguardando você interagir com ele no terminal.
Olhando a última linha do seu terminal, aparece a mensagem: Escreva cor camisa: █. Isso acontece porque, existe um comando input() pedindo para você digitar a cor da camisa. O programa fica pausado nessa linha até que você digite algo e aperte a tecla Enter.
Para resolver isso e fazer o restante do código rodar, basta seguir estes passos:
Clique com o mouse dentro da área preta do Terminal (logo após os dois pontos de Escreva cor camisa: ).
Digite qualquer cor (por exemplo: Azul) e aperte a tecla Enter do seu teclado.
O código continuará a execução e vai pedir o nome e a idade nas linhas seguintes (input('Qual é o seu nome: ')), até chegar na mensagem da Maria.
Se você quiser rodar direto a parte da Maria sem precisar digitar nada no terminal toda vez, você pode "comentar" as linhas que têm o comando input() colocando um símbolo de hashtag (#) antes delas.
Espero que dê certinho, qualquer dúvida compartilhe conosco.
Bons estudos e até mais!
Oi Nathalia,
Tudo bem?
Eu fiz isso, todavia ele não rodou, eu pratiquei a função input()...inseri a palvra depois enter e ele travou. Ai decidiapagar as linhas e nalisr o Python interpreter q tb estavam ok e a instalação...
Dei um exit() e fiz outras açoes que eu não lembro mais e rodou kkkkk uffa!
Dúvida (segue imagem em anexo)
Eu usei novamente o input(), foi ok a execução, todavia qdo eu escrevo em outra linha e dou o comando print('ola') por exemplo o python me pede para reinserir toda vez o que foi dado como comando no input() para poder imprimir. Isso é normal? a cada vez q eu for imprimir algo ter q dar o comando no terminal?
Continuei a treinar mais um pouco e realmente vi que cada vez que vc vai executar o py pede que vc lance o verbo do comando anterior, como o python lê a partir das linhas de cima, a minha pergunat é:
há uma possibilidade de finalizar esse pedido continuo do verbo que foi dado como comando anteriormente e já executado para que ele imprima as impressoes seguintes? pq cada vez q vou imprimir ele pede novamente. Tem como sair desse comando para poder imprimir as linhas seguintes sem ter q preencher a saída a cada vez?
agradeço desde ja
Ei! Tudo bem, Fabiana?
Que ótimo que você conseguiu destravar o terminal na primeira vez!
Sobre a sua dúvida no VS Code: sim, esse comportamento é totalmente normal, e a explicação está justamente no que você mesma observou. O Python sempre lê o arquivo .py de cima para baixo, do início ao fim, toda vez que você clica para executar (dar o "Play").
Como a função input() está logo no começo do seu código, toda vez que o arquivo é rodado, o Python executa essa linha novamente e fica parado esperando você digitar algo. Ele não "lembra" que você já respondeu isso na execução anterior; cada clique no Play é um recomeço do zero.
Uma forma de contornar isso é comentar a linha do input(), colocando a hashtag (#) antes da linha do input(), isso a tornará em um comentário e o Python vai ignorá-la.
Outra forma, é usar o Jupyter Notebook dentro do VS Code, pois ele vai te dar um layout semelhante ao do Google Colab, tendo blocos para rodar os códigos de forma independente.
E mais uma opção, é em vez de rodar o arquivo inteiro, você pode selecionar apenas a linha do print('ola'), clicar com o botão direito e escolher "Executar Seleção/Linha no Terminal Interativo" (ou usar o atalho Shift + Enter). Isso abre uma janela ao lado onde você pode testar códigos linha por linha, sem reiniciar o arquivo todo.
Espero ter ajudado e conte sempre consoco para te ajudar, abraço!
Nathalia!!!!
Muito obrigada pelas dicas! foram excelentes!!!
Vou aplicá-las!
ps: Eu pedi no seu perfil do linkedin para me conectar com vc. Vou fazer isso com outros colaboradores da Alura caso vc não queira, não há absolutamente problema e mais uma vez obrigada!