1
resposta

Mundo Real x Conceitos Arquitetural

Bom, realizei agora a pouco a conclusão do curso java-clean-architecture, e o Rodrigo Ferreira explanou bem sobre o conceito, explicou coerentemente as desvantagens e vantagens, legal.

Agora, eu usei os exemplos da vida real, para encaixar as dezenas de projetos que ja trabalhei para esse modelo arquitetural, impressionante pelo tamanho e complexidade poucos deles seria viável usa-lo na sua totalidade.

é fantástico a separação domain, usecase, e infra. mas quando você usa por exemplo o padrão de projeto Handler (command), imagina ter uma classe para cada comando

No caso do projeto de exemplo, eu teria que ter um Command para BuscarPorCPF, um para Listar todos, e um para cada ação necessária.

Acho que adaptar vários conceitos de arquitetura de acordo com o modelo do negocio é o mais viável.

Na minha visão a união de MicroServices com o Clean architecture, é uma boa combinação , exatamente pela alta coesão que o MicroServices oferece

1 resposta

Oi Wenceslau,

Realmente o Clean Arch é bem complexo e exige bastante adaptação em como organizamos e escrevemos o código da aplicação, sendo que muitas vezes acaba sendo inviável, devido a curva de aprendizado alta e a não trazer tantos benefícios(no caso de aplicações mais simples, por exemplo).

Com Microservices um cuidado que precisamos tomar é que acaba sendo comum ter alguns microservices focados em infra e não em conceitos de domínio, não sendo o caso de utilizar o clean arch. Exemplo: microservice de autenticação.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software