Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Muita dificuldade em manter o foco

Seja quando estou estudando, fazendo algum projeto ou qualquer outra coisa eu tenho muita dificuldade em manter o foco. Me distraio facilmente como se eu começasse a sonhar acordado e isso acontece o tempo todo. Só em uma aula de 10 minutos eu contei 7 devaneios meus. Já tentei a técnica Pomodoro, mas a falta de concentração continua. Eu estou começando a achar que posso ter TDA. Tem alguma dica pra me ajudar?

6 respostas

Oi Jamilson,

Eu super te entendo e me identifico com a sua realidade.

A falta de foco é um mal que nos atinge sem dó nem piedade... Mas vamos lá:

Primeiro: quando você tem essas quebras de foco você se lembra de estar muito cansado, ou com fome ou com sono?

Segundo: quando você começa a estudar é durante o período que você está mais disposto? Pergunto isso porque eu por exemplo sou um fiasco se preciso estudar ou trabalhar à noite. Sabendo disso, deixo para fazer tudo durante o dia.

Terceiro: fica calmo, um diagnóstico para identificar um indivíduo com TDAH é bem complexo, precisa de uma equipe multidisciplinar que vai avaliar vários aspectos. Digo isso porque quando comecei a fazer uma pós em neurociência aplicada à educação sempre achava que eu tinha os distúrbios que estudávamos... Hahaha! Mas fique atento aos dois aspectos que mencionei acima e se observe. Se você perceber que ao longo dos próximos meses essa situação se repete com muita frequência, talvez seja hora de buscar ajuda.

Para ajudar no foco, busco me manter sempre hidratada (beber dois litros de água no mínimo por dia), dormir minhas sagradas 8 horas por noite e ter um hobby! Às vezes ficamos céticos com isso, mas fica o convite para você experimentar, caso não faça essas coisas ainda.

Alias, você já fez o curso sobre hábitos?

Spoiler: vem curso sobre foco em breve.

Abraço e espero ter ajudado.

Bacana o assunto! Tenho esse pro de perca de foco mas quando já estou saindo fora da curva consigo voltar a tempo e entro na estrada novamente! Vou aguardar esse spoiler!

Isso Carlos Antônio!

Oi Priscila, muito obrigado pela resposta! Estou fazendo o curso de hábitos e quase concluindo.

Então, minhas quebras de foco ocorrem mesmo quando não estou com fome ou cansado. Eu como, me hidrato (mais de 2L por dia) e durmo super bem (8-9h por dia). Independente do período eu tenho problemas pra me concentrar.

Agora parando para pensar eu percebo que eu tenho esse problema desde o começo do ensino médio (6 anos atrás). Meus colegas de turma e professores já diziam que eu "viajava" demais nas aulas.

Pra piorar eu sou muito procrastinador, então além de enrolar para começar a fazer as coisas eu ainda demoro para fazê-las.

Aiai, quantos problemas... talvez seja hora de procurar ajuda mesmo. Que tipo de profissional é mais adequado pro meu problema?

solução!

Entendi Jamilson.

Uma boa alternativa para você buscar, já que reconhece que esse comportamento se mantém por alguns anos, é um psicólogo.

Uma das coisas que o tratamento incluie é a criação de rotinas detalharas. Com o tempo o hábito é incorporado e aí sofremos mesmo. Perguntei se você tinha feito o curso sobre hábitos porque achei que você estava no curso sobre produtividade... :)

Espero que você consiga atingir seus objetivos e que os cursos te ajude e se você buscar outro tipo de ajuda, espero que dê tudo certo!

Muito obrigado pelos conselhos, Priscila! Vou tentar obter ajuda de um psicólogo e ficar no aguardo pelo curso sobre foco!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software